Nódoas e manchas são algo inevitável. Aliás, o mais normal é encontrá-las em todo o lado, incluindo tapetes, toalhas, mas também roupa. Por isso, nestes momentos é essencial saber o que fazer, assim como o que não fazer.
Felizmente, a revista Good Housekeeping criou uma lista, com erros muito comuns e que, normalmente, só pioram a situação.
Leia Também: Toalhas por todo o lado e restos de sabão no lavatório? Anote estas dicas
1- Usar água morna ou quente
É a primeira coisa em que muitos pensam, no entanto, segundo a revista, tem um efeito contrário ao pretendido. A água quente pode fazer com que a nódoa fique no tecido, especialmente quando se trata de algo à base de proteínas, como o sangue. O melhor é usar sempre água fria.
2- Usar sabonete em nódoas 'frescas'
Sabonete em barra, flocos de sabão e detergentes que contêm sabão também só lhe vão dificultar a tarefa, especialmente em manchas muito pigmentadas como café, vinho tinto e chá. Água fria é a recomendação da revista.
3- Usar sal para limpar vinho tinto
De acordo com a revista a ideia que o sal ajuda a remover vinho tinto é um mito. Sal vai, na realidade, fortalecer a mancha e fazer com que seja mais difícil de remover. Algo que também se aplica a café, chá e refrigerantes. Mais uma vez, água fria, misturado com algum tira nódoas, é a melhor técnica.
Leia Também: Deixe de lavar a loiça com a esponja neste estado. Limpe-a num minuto