Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

É possível que exista solução para doença do fígado considerada incurável

Novo estudo refere-se à síndrome de Alagille.

É possível que exista solução para doença do fígado considerada incurável
Notícias ao Minuto

08:52 - 06/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Graças a um novo estudo, foi possível demonstrar, pela primeira vez, que os efeitos da síndrome de Alagille, um distúrbio genético incurável que afeta o fígado, podem ser revertidos com um único medicamento. 

Leia Também: Sintoma na pele e olhos pode indicar doença do fígado incurável

Duc Dong, líder do estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, revista científica, explica, em comunicado, que a novidade "tem o potencial de transformar o tratamento para esta doença rara e também pode ter implicações para doenças mais comuns".

Agora, o "nosso objetivo é levar esse medicamento a testes clínicos e que os nossos resultados demonstrem a sua eficácia pela primeira vez”, acrescenta o investigador. 

O novo medicamento, chamado NoRA1, ativa um sistema de sinalização célula a célula, presente em quase todos os animais, e que ajuda a estimular vários processos biológicos fundamentais, desempenhando um papel importante em muitas doenças. 

Leia Também: Alimentos que provavelmente tem em casa e ajudam a desintoxicar o fígado

Através de testes, feitos em animais com mutações no mesmo gene afetado pela síndrome, foi possível perceber que o NoRA1 ajuda a reverter os danos que afetaram o fígado e aumenta as hipóteses de sobrevivência. 

Os cientistas estão, atualmente, a testar este efeito em fígados em miniatura, cultivados em laboratório, com células estaminais de pacientes com Alagille.

Anualmente, nascem mais de quatro mil bebés com esta síndrome, que é causada por uma mutação que impede a formação e a regeneração dos ductos biliares no fígado. Normalmente, o diagnóstico é sinónimo de um transplante de fígado, no entanto, quando não é possível a taxa de mortalidade é de 70%, até ao final da adolescência. 

Leia Também: A bebida alcoólica que faz menos estragos ao seu fígado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório