Chegou a estação mais fria do ano e com ela as habituais gripes e constipações. A isto junta-se também a Covid-19. Numa altura em que o isolamento não é obrigatório, torna-se importante adotar certo tipo de medidas para evitar ficar doente.
A revista She Knows falou com a médica Elizabeth Wang e reuniu algumas dicas que pode seguir quando todos à sua volta, mais propriamente na casa onde vive, estão doentes.
Estas formas de se proteger são válidas tanto contra a Covid-19, constipações ou gripes.
Uma as primeiras dicas que deixam é a recorrente lavagem das mãos. "É crucial para se manter saudável", refere a médica. O ideal é fazê-lo sempre que toca em alguma superfície da casa, como maçanetas de portas ou interruptores da luz.
Leia Também: Olá, inverno. Olá, nariz entupido. Truques para conseguir respirar melhor
A médica explica que deve ser usada água morna e sabão. A lavagem deve abranger toda a mão, as unhas e até entre os anéis que possa ter. Depois, é aconselhável passar uma solução de álcool gel.
Outra das formas de se proteger é desinfetar toda a casa, especialmente as zonas comuns e que são mais usadas pelos vários elementos que nela vivem.
O uso da máscara na rua e em espaços públicos deixou de ser obrigatório, mas se o fizer em casa não está a perder nada. "Se várias pessoas na casa estiverem gripadas, a minoria saudável deve usar máscaras para se proteger", continua a médica.
Criar um quarto só para os doentes é outra das soluções encontradas por Elizabeth Wang. É algo que já foi visto noutras fases da pandemia. Segundo a médica, é bastante eficaz para proteger os restantes elementos da casa.
Leia Também: Gripe é o problema mais temido no inverno, mas há outros. Saiba quais são