Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Usar cotonetes nos ouvidos é satisfatório? Leia as possíveis explicações

É um hábito pouco recomendado por médicos, mas que muitos consideram agradável.

Usar cotonetes nos ouvidos é satisfatório? Leia as possíveis explicações
Notícias ao Minuto

15:31 - 22/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene

Limpar os ouvidos com cotonetes não é recomendado e até pode ser perigoso. No entanto, algumas pessoas não conseguem negar que adoram a sensação de o usar e, segundo a Men's Health, revista americana, existem várias explicações que o justificam. 

Por exemplo, em alguns casos funciona como uma sensação de alívio, diz Benjamin Tweel, professor assistente de otorrinolaringologia. É que "muitas pessoas têm uma sensação crónica de que os seus ouvidos estão irritados ou com comichão e acham que um cotonete vai aliviar essa sensação", acrescenta. 

Leia Também: Estudo avisa: Milhões de jovens estão em perigo de perder a audição

Além disso, é possível que isto aconteça porque os ouvidos são considerados uma zona erógena, ou seja, possui um sistema complexo de nervos e terminações nervosas.

Seth Pross, otorrinolaringologista, explica que o nervo vago - uma estrutura ramificada que percorre o corpo todo - pode ser estimulado pelo ouvido. Algo que "desempenha um pequeno papel na sensação de prazer que é sentida quando se usa o cotonete", explica. Ou seja, causa esta sensação em todos os nervos envolvidos incluindo o coração, a barriga e até mesmo as áreas reprodutivas.

Também é possível que a explicação seja mais simples. Como a orelha é uma área em que, normalmente, não se toca muito, diz Benjamin Tweel, funciona de certa forma "como uma axila que sente cócegas porque as pessoas não tocam nessa área com muita frequência. Algumas pessoas acham isso prazeroso". 

Leia Também: Saiba como prevenir otites durante os dias mais frios do ano

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório