Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Saiba como prevenir otites durante os dias mais frios do ano

Leia as dicas da Minisom.

Saiba como prevenir otites durante os dias mais frios do ano
Notícias ao Minuto

11:37 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Quando as temperaturas estão mais frias, reúnem-se todas as condições ideais para o aparecimento de otites, infeções de ouvidos, muito incómodas, que exigem (quase sempre) uma ida ao médico. No entanto, existem formas de prevenir o problema, afirma a Minisom, marca especializada em soluções e aparelhos auditivos.

Os mais vulneráveis são, sem dúvida, os idosos e as crianças, explica a marca, porque "o seu sistema imunitário é especialmente sensível às agressões externas, o que os torna muito mais suscetíveis a distúrbios auditivos".

Leia Também: Audição. Abasteça-se destes alimentos (e não faça 'ouvidos de mercador')

Aliás, no caso dos mais novos, é muito frequente o aparecimento da chamada otite média serosa ou secretora, que se caracteriza pela acumulação de líquido nos ouvidos. É uma condição que pode ter como consequência a perda auditiva, por isso, "é vital proteger as crianças do frio e evitar constipações".

Quatro dicas que o vão ajudar a prevenir otites durante os dias mais frios do ano: 

  • Proteja-se do frio. "A primeira recomendação é manter, na medida do possível, os nossos ouvidos protegidos das baixas temperaturas, através da utilização de protetores de ouvido ou de um gorro de lã, acessórios que nos ajudarão a isolar os ouvidos do frio."
  • Siga uma dieta equilibrada. "É importante reforçar as nossas defesas sempre, mas em particular nesta altura do ano, apostando numa dieta rica em vitamina B-12, que pode encontrar-se em alimentos como o leite, ovos, fígado, carnes vermelhas, pólen ou aloé vera."
  • Mantenha os ouvidos limpos. "A higiene do ouvido é fundamental. Os difusores de água do mar podem ser um aliado muito bom neste momento. No entanto, evite a utilização de cotonetes ou objetos pontiagudos, que podem causar ferimentos."
  • Faça um 'check up' aos seus ouvidos. "Este é o conselho principal: prevenir antes de curar. Após ter tido uma otite ou ter sofrido qualquer tipo de infeção, é muito importante fazer uma revisão à nossa audição. Esta revisão vai ajudar a despistar uma possível deficiência auditiva e seguir o tratamento indicado em cada caso particular."

Leia Também: Estudo avisa: Milhões de jovens estão em perigo de perder a audição

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório