Mulheres sofrem deste tipo de dor de cabeça com mais intensidade

De acordo com um novo estudo, estas dores são mais comuns em homens, mas mais graves em mulheres.

Dores de cabeça

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/12/2022 08:50 ‧ 22/12/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Cefaleia em salvas é uma dor de cabeça muito forte, localizada num lado da cabeça, e que apesar de ser mais comum em homens é, segundo um novo estudo, mais grave e intensa em mulheres. 

Trata-se de uma investigação feita no Karolinska Institutet in Stockholm, na Suécia, e publicada na revista científica Neurology. Através de um comunicado, os investigadores explicam que esta condição é geralmente mal diagnosticada em mulheres e confundida, muitas vezes, com enxaquecas. 

Leia Também: Sim, as mudanças de tempo podem causar enxaquecas. Explicamos tudo

Foram analisadas, no total, 874 pessoas, entre as quais 66% eram homens e 34% eram mulheres. Todos responderam a um questionário detalhado sobre os seus sintomas, medicamentos, gatilhos e estilo de vida. 

Com estas informações, foi possível concluir que 18% das mulheres analisadas, foram diagnosticadas com cefaleia em salvas crónica, em comparação com 9% dos homens.

Define-se como cefaleia em salvas crónica como ataques recorrentes, durante um ano ou mais, sem interrupção ou com intervalos curtos e que duram menos de três meses.

Além disso, ao contrário dos homens analisados, as mulheres relataram ataques mais prolongados. Por exemplo, 8% afirmou que as crises destas dores de cabeça duraram, em média, quatro a sete meses. Algo que aconteceu apenas a 5% dos homens. Já 26% das mulheres disseram que as crises duraram, em média, menos de um mês.

74% mulheres, e apenas 63% dos homens, também disseram que as dores de cabeça acontecem várias vezes no mesmo dia. Para terminar, os investigadores dizem que 15% das mulheres, e 7% dos homens, têm algum elemento da família com cefaleia em salvas. 

Leia Também: Este tipo de dores de cabeça aumenta risco de distúrbios mentais e não só

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas