Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Frio chegou em força ao país. Saiba como aquecer a casa sem ir à falência

O inverno chegou e com este os dias gélidos e escuros, o que torna a tarefa de manter as casas quentes mais difícil para muitas famílias. E a situação vai agravar-se.

Frio chegou em força ao país. Saiba como aquecer a casa sem ir à falência
Notícias ao Minuto

16:07 - 06/12/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Casa

Numa altura em que as temperaturas baixas irão intensificar-se com a chegada de um fenómeno que se está a formar na Sibéria, denominado 'Besta do Leste', e em que se espera que a fatura da eletricidade, consequentemente, suba.

Como tal, o grupo Ageas Portugal e as suas marcas, nomeadamente a Ageas Seguros ou Ocidental, propõem alguns conselhos para ser possível estar quente em casa.

1- Consumir bebidas quentes

"Não tem possibilidade de ligar aquecedores? Bom, a verdade é que existem outras formas de aumentar a sua temperatura corporal que não exigem despender mais eletricidade, gás ou madeira. Prepare um chá, um café, um chocolate quente e aqueça-se."

Quando utilizar o forno para fazer refeições, aproveitar o seu calor

"Outra dica para manter a casa aquecida em dias frios é utilizar todas as fontes de calor indiretas para a aquecer. Por exemplo, sempre que recorrer ao forno, deixar a porta do mesmo aberto quando terminar de fazer a sua refeição."

Leia Também: Bolor nas paredes nunca mais! Aqui tem uma mezinha caseira (barata)

Manter as portas e as janelas isoladas

"As portas e as janelas são, muitas vezes, fatores de entrada de frio. Para evitar que isso aconteça, aposte num bom isolamento com espuma ou borracha. Uma dica bastante básica que, além de ser de fácil implementação, está disponível em qualquer lado."

Alterar a decoração

"Não pensamos que a decoração possa ter um papel significativo na retenção de calor dentro de casa, mas a realidade é que sim. Mudar a disposição dos móveis pode ser uma forma de manter o calor, assim como paredes exteriores vazias podem também dificultar a sua retenção. Assim, para o ajudar a reduzir os custos com energia, encoste os móveis e aposte em espelhos, molduras e quadros para cobrir as paredes."

Manter as persianas e portadas fechadas

"No inverno, os dias ficam mais frios e curtos, por isso, o ideal é não abrir as persianas e portadas, principalmente depois do sol desaparecer. Se as mantiver fechadas, consegue mais eficazmente reter o calor dentro de casa."

Apostar nos têxteis

"Uma boa forma de se aquecer dentro de casa é utilizar mantas, cobertores e almofadas que, ao mesmo tempo, ajudam a tornar as divisões mais acolhedoras. Também os tapetes ou carpetes são uma excelente opção, visto que o calor é mais facilmente perdido pelo chão, garantindo um isolamento extra. Na escolha de um sofá, opte por tecido, em detrimento de pele e complete-o com almofadas e texturas quentes como o veludo e a camurça. No que diz respeito às cortinas, pode manter as versões mais leves, mas adicione tecidos com mais textura."

Leia Também: Vem um cheiro insuportável do micro-ondas? Com estas dicas nunca mais

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório