Existem inúmeros fatores que influenciam na hora de ter um cabelo de sonho, como alterações hormonais, stress, exposição excessiva ao sol ou fatores genéticos. Todos eles podem fazer com que o cabelo perca o volume e o brilho natural, tornando-o mais frágil.
Carlos Portinha, chief clinical officer do Grupo Insparya, diz que a alimentação é a base da saúde do cabelo e do bem-estar geral do nosso corpo. Existem alguns alimentos que são especialmente benéficos para o cabelo, por isso, seguir uma alimentação variada e equilibrada é essencial. "Incluir na nossa alimentação alimentos ricos em vitamina A, B e C, bem como ferro, zinco, magnésio, ácido fólico e iodo, vão ajudar-nos a manter os cabelos hidratados”.
Leia Também: Dias de chuva são sinónimo de 'bad hair day'? "Esse drama acabou"
Desta forma, consumir alimentos como cenoura, abóbora, pêssego e damasco ajudam a prevenir a caspa e a queda de cabelo. "E, claro, beber muita água é fundamental para hidratar a estrutura interna do cabelo", acrescenta o médico.
É igualmente importante dar atenção especial ao nosso couro cabeludo, pois é a base onde o cabelo se sustenta e, portanto, deve ser tratado com muito cuidado, pois qualquer alteração pode levar à queda de cabelo, entre outros problemas. "A escolha do shampoo é fundamental, é muito importante escolher com base no estado do couro cabeludo e não do cabelo", afirma o médico.
O especialista recomenda o uso de shampoos nutritivos e hidratantes. Já se o couro cabeludo tende a ser oleoso, é recomendado o uso de shampoos anti-oleosidade.
Outro hábito simples que favorece a melhoria da saúde do cabelo é realizar uma lavagem e secagem ideais. A escolha do shampoo é fundamental, mas não só. É muito importante lavar o cabelo com água morna.
Leia Também: Se o seu cabelo está 'em queda livre' pare já de comer isto
Para além disso, muitas pessoas tendem a secar primeiro o cabelo esfregando-o com uma toalha, embora segundo o médico "o cabelo molhado seja muito sensível e por isso é aconselhável optar por gestos de pressão para retirar o excesso de água, terminando por secar. com o auxílio de um secador a trinta centímetros do couro cabeludo e na primeira posição de calor ou frio".
Por outro lado, escovar os cabelos regularmente, mesmo que não saiamos de casa, ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e a evitar pequenos nós no cabelo que levam à quebra dos fios.
Também é muito importante dedicar algum tempo ao cabelo antes de dormir. Carlos Portinha recomenda "escovar os cabelos antes de dormir para promover a circulação sanguínea, esfoliar o couro cabeludo e remover resíduos de produtos para aumentar o brilho".
"É altamente recomendável dormir com um rabo de cavalo ou trança, ou com o cabelo preso em cima com uma mola. Dessa forma, evita-se puxar o cabelo durante o sono e reduz-se a tendência à quebra", conclui.
Leia Também: Este kit vende-se no supermercado e permite-lhe fazer madeixas em casa