Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

A fruta docinha e popular em Portugal que ajuda a baixar o colesterol

E é bem provável que a tenha aí por casa.

A fruta docinha e popular em Portugal que ajuda a baixar o colesterol
Notícias ao Minuto

21:08 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol

Por serem ricas em fibras solúveis, as uvas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa ou 'mau colesterol'),  associado ao aumento do risco de aterosclerose, uma doença das artérias. Quem o diz é o nutricionista TJ Waterfall, da Eat Holy, em declarações ao jornal Daily Express.

Esta afirmação é corroborada por diversos estudos, entre eles um artigo publicado, em 2021, na revista Nutrients, que analisou o efeito do pó de uva nos níveis de colesterol. Durante quatro semanas, os investigadores deram 46 gramas a adultos saudáveis todos os dias.

Concluiu-se assim que "o consumo de uva em pó diminuiu significativamente o colesterol total em 6,1% e o colesterol HDL em 7,6%". Verificou-se também "uma tendência de diminuição do colesterol LDL em 5,9% e do ácido biliar total em 40,9%".

Outro estudo, publicado na revista Food and Function, em 2015, concluiu que as uvas pretas são mais eficazes na redução do colesterol em comparação às uvas brancas.  "Pode ser uma excelente escolha de fruta não só para prevenir perturbações metabólicas relacionadas com o stress oxidativo, mas também doenças cardiovasculares relacionadas com o colesterol, sobretudo em seres humanos adultos que sofrem de hiperlipidemia [excesso de gordura no sangue]".

Leia Também: Inclua estes alimentos na lista de compras. A sua pele agradece

Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral. 

Existem dois tipos:  o HDL (o 'bom') e o LDL. O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 

Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos. 

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Cinco alimentos que ajudam na circulação sanguínea (e não fazia ideia)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório