Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Dar à luz provoca mudanças permanentes nos ossos das mulheres, diz estudo

É o resultado de um novo estudo feito nos Estados Unidos.

Dar à luz provoca mudanças permanentes nos ossos das mulheres, diz estudo
Notícias ao Minuto

22:19 - 02/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gravidez

São muitas as mudanças provocadas pela gravidez e, recentemente, uma equipa de antropologistas descobriu que dar à luz muda permanentemente os ossos das mulheres "de formas que não eram conhecidas anteriormente", lê-se em comunicado. 

Publicado na revista científica PLoS ONE, o estudo foi realizado com base numa análise de primatas, e chega a conclusões novas sobre como o parto pode mudar o corpo.

A principal conclusão desta investigação é que as fêmeas, que já deram à luz, têm níveis mais baixos de cálcio e fósforo em comparação com os machos ou até outras fêmeas que nunca engravidaram.

Leia Também: Hormonas durante a gravidez ajudam a deixar de fumar, diz estudo

Além disto, foi também comprovado que os seus ossos sofreram uma queda significativa no magnésio, um resultado da amamentação. Descobertas que também se aplicam em humanos.

No entanto, é importante realçar, segundo os autores, que "enquanto outros estudos mostram que a perda de cálcio e fósforo pode levar a ossos mais fracos, estas novas descobertas não analisaram as implicações para a saúde da diminuição desses minerais vitais", explica a StudyFinds, plataforma especializada na divulgação de estudos científicos.

O objetivo deste trabalho foi salientar "como os ossos são dinâmicos, mudando e evoluindo durante eventos significativos da vida".

“As nossas descobertas fornecem provas adicionais sobre o profundo impacto que a reprodução tem no organismo feminino, demonstrando ainda que o esqueleto não é um órgão estático, mas dinâmico que muda com os eventos da vida”, explica Paola Cerrito, que liderou o projeto. 

Para fazer esta investigação, os investigadores usaram um método que lhes permitiu analisar as mudanças nos níveis de cálcio, fósforo, oxigénio, magnésio e sódio. Os primatas estudados viviam na Estação de Campo de Sabana Seca, em Porto Rico, e morreram de causas naturais.

Leia Também: Gravidez. Estes sinais podem indicar que está à espera de gémeos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório