Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Fique a saber quais são o melhores brinquedos para cada idade

São recomendações da especialista Lisa Salmon.

Fique a saber quais são o melhores brinquedos para cada idade
Notícias ao Minuto

19:07 - 02/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Crianças

Visitar uma loja de brinquedos pode ser avassalador, não só para os miúdos, mas também para os adultos. Como é importante saber escolher o melhor para cada criança, o The Independent pediu alguns conselhos a Lisa Lohiser, educadora de infância e investigadora. 

Ao jornal, Lisa explicou como é que os pais conseguem selecionar brinquedos que os seus filhos vão adorar, mas que também os vão ajudar a aprender e a desenvolver. 

Leia Também: Baby organizer. O que é e como pode 'mudar' a experiência da maternidade

Entre os 0 e os 3 meses

Nesta fase, os bebés já começam a manter o contato visual, e são até capazes de olhar para objetos, ouvir sons e reconhecer cheiros. Então, a especialista recomenda que "dê ao seu filho objetos para observar, a cerca de 20 a 25 centímetros dos olhos". Acrescentando que os brinquedos para esta idade devem ter elementos de alto contraste para os estimular visualmente ou algo que faça som. 

Entre os 3 os 6 meses

Já quando chegam a esta idade, os bebés começam a imitar sons e ações, a querer sentir diferentes texturas, mas também ficam mais curiosos e gostam de analisar objetos, diz Lohiser e, por isso, sugere que os pais escolham brinquedos feitos com materiais texturizados. 

Entre os 6 e 9 meses

Com esta idade, muitos bebés já se conseguem sentar, sem apoio, e gostam de repetição. Também vão gostar de brinquedos texturizados, especialmente aqueles que exigem ações simples para obter reações, explica. "Os bebés também adoram fotos de objetos ou pessoas, em formato de livro, ou padrões coloridos", acrescenta.

Entre 9 e 12 meses

Começam a entender ordens simples e a gatinhar, por isso, os pais devem optar por brinquedos e atividades com muito para explorar, assim como outros que os incentivem a sentar e começar a andar.

Mais de 12 meses

É nesta idade que aprendem realmente a andar. Então, Lohiser afirma que precisam de brinquedos que os obriguem a puxar ou empurrar com rodas, ruídos e ações divertidas. Túneis para gatinhar, por exemplo, também são excelentes. Recomenda "bolas leves e macias com efeitos visuais divertidos", assim como "brinquedos com portas, tampas, interruptores, mostradores e botões para que os pequenos possam operar mecanismos simples", acrescenta.

Mais de 18 meses

Nesta fase vão gostar de livros robustos, táteis e ilustrados, diz. Aliás, "vão adorar tocar instrumentos de ritmo, ouvir rimas e gravações de ruídos de animais". "Opte por blocos, anéis de empilhamento, caixas com formas e brinquedos que promovam a resolução de problemas e quebra-cabeças". 

2 anos

Gostam de jogos interativos e vão gostar, com certeza, de brinquedos como bolas ou blocos. Além disto, é provável que comecem a desenhar, diz a especialista. Também vão querer fantasias, adereços e outros materiais para brincar ao faz de conta. No geral, com esta idade, as "crianças adoram brinquedos de puxar/empurrar com aparência realista, como um carrinho de bonecas ou uma carroça", salienta. 

3 anos

Para as crianças em idade pré-escolar é muito benéfico ouvir música, que podem cantar, leitura interativa, que os ajuda a construir vocabulário, mas também objetos que ensinam a fazer correspondência de cores ou números. Por isso, "vão adorar bonecas realistas com acessórios, cabelos e peças de trabalho”, diz Lohiser. “Opte por equipamentos estacionários para brincar ao ar livre, giz e instrumentos que exijam sopro, como apitos.”

4 anos

Nesta altura, as crianças vão continuar a gostar de brincadeiras imaginativas, utilizando figuras de ação ou outros bonecos. Também é boa ideia procurar disfarces e observar como "se interessam por brinquedos de pequenos animais dos quais podem cuidar”, diz Lohiser.

5 anos

Já nesta idade, as capacidades motoras das crianças estão bem desenvolvidas, por isso, vão gostar de usar, por exemplo, uma pequena bicicleta com rodinhas ou saltar à corda. Lohiser também diz que os pais devem incentivar as crianças a participar em jogos que promovam a coordenação. Têm ainda muito interesse "em peças dramáticas e leitura interativa", afirma. Acrescentando que também "ficarão intrigados com ímanes, conjuntos de equilíbrio, areia colorida e ferramentas de medição, como réguas e balanças.”

Leia Também: Acabaram-se as birras e choros à mesa. Falámos com um especialista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório