Uma ida ao dentista é sempre para tratar problemas na saúde oral. Além de cáries e infeções nas gengivas, existem outras doenças que são possíveis de detetar nesta consulta, sem nada terem a ver com os dentes. Descubra quais são.
Leia Também: Quatro cuidados para um sorriso bonito - e saudável
O portal LiveStrong falou com o médico Daniel Rubinshtein para perceber melhor esta questão. Explicou que um exame no dentista pode ser muito mais revelador do que pensava.
Os dentistas podem não ajudar no tratamento, mas assim que identificam uma outra doença conseguem encaminhar o doente para outra especialidade.
Doenças cardíacas
“Uma infeção ou inflamação nas gengivas pode indicar alguma doença cardíaca. Acumular placa nos dentes pode dizer que está também a acumular algo nas artérias”, explica. Algumas destas patologias podem começar com uma inflamação na boca.
Diabetes
“Sintomas como mau hálito, boca seca e doenças nas gengivas são comuns em pessoas com diabetes. Podem ser identificadas num exame feito pelo dentista”, continua. Pessoas que costumam verificar a diabetes com regularidade tendem a ter uma boca mais saudável.
Refluxo gástrico
“O desgaste e a erosão do esmalte podem ser alguns dos sintomas de refluxo.” No exame, o dentista consegue ainda notar algumas lesões na garganta.
Bulimia
Pode causar sérios problemas nos dentes. Alguns identificados por Daniel Rubinshtein passam pela erosão do esmalte, sangramento das gengivas e até boca seca.
Leia Também: Pare de comprar estes alimentos e bebidas. São prejudiciais à saúde oral