Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Está constipado e ainda não recuperou? Leia estas dicas

Às vezes é difícil recuperar de uma constipação, mas só precisa de fazer algumas coisas, muito simples, para acelerar o processo.

Está constipado e ainda não recuperou? Leia estas dicas
Notícias ao Minuto

14:30 - 25/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

A época das gripes e constipações já se está a fazer sentir. Quando se fica doente são uns dias miseráveis que parecem nunca mais acabar, mas segundo o Metro, existem algumas coisas, muito simples, que pode fazer para acelerar o processo. 

No geral, uma constipação pode fazer com que se sinta mal, durante um curto período de tempo, provocando sintomas como dor de garganta, nariz entupido, espirros e tosse, diz o jornal. 

Quando é algo mais grave, o que é raro, também pode causar "febre alta, dores de cabeça, dores de ouvido, dores musculares, sensação de pressão nos ouvidos e no rosto e perda do paladar e do olfato".

Leia Também: A sopa verde (com óleo de trufa) que o vai proteger contra a gripe

Para o ajudar, o jornal partilhou algumas dicas, muito úteis, que o vão ajudar a recuperar mais rápido. Algumas até podem parecer óbvias, mas a verdade é que costumam funcionar. 

Beba muitos líquidos

Quando se está constipado, é importante repor os líquidos que são perdidos, durante o dia, pela transpiração ou até pelo pingo no nariz. Além disto, a desidratação só vai fazer com que demore, ainda mais tempo, a recuperar, ou seja, é essencial beber muita água. 

Faça uma alimentação saudável 

Comer alimentos variados, ricos em vitaminas e nutrientes ajuda a fortalecer o sistema imunitário, que é essencial para a recuperação. 

É normal que fique com menos apetite quando está constipado. É algo momentâneo e não é necessário que se force a comer se não estiver com fome, diz Lesley White, farmacêutica da Boots, rede de farmácias britânica, ao Metro. 

Não se feche em casa 

Fazer pequenos passeios ou até exercício, no exterior, também pode ajudar, no entanto, é essencial que tenha cuidado para não se esforçar demais. 

Evite o álcool e não fume

"Escusado será dizer que fumar e beber pode fazê-lo sentir deprimido mesmo quando se está a sentir saudável, muito menos quando está mal, então evite álcool e não fume", diz o jornal. 

Dê uso ao vapor

O vapor pode ajudar (e muito) a limpar o nariz. Aliás, Lesley diz que "seja num banho quente ou numa tigela de água morna, a inalação de vapor ajudará a manter suas passagens nasais húmidas e também soltará qualquer muco para que possa ser drenado". 

Leia Também: O que deve ter no frigorífico e na despensa durante a época da gripe

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório