Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
MIN 4º MÁX 11º

Este alimento tem menor impacto na glicemia após a refeição

Eis as conclusões de um estudo desenvolvido pelos alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School, em conjunto com a CerealisÒ.

Este alimento tem menor impacto na glicemia após a refeição
Notícias ao Minuto

16:00 - 24/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

O esparguete enriquecido com fibra de aveia tem menor impacto na glicemia após a refeição, comparado com o consumo de uma massa sem fibra, conclui um estudo desenvolvido pelos alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School, em conjunto com a CerealisÒ.

O objetivo da investigação "foi identificar o impacto na glicemia (concentração de açúcar no sangue) de uma nova fórmula de esparguete, com maior teor de fibra, e os resultados foram muito positivos", pode ler-se em comunicado, onde se acrescenta que "a fibra permite um maior controlo dos níveis de açúcar no sangue, evitando os picos de glicemia".

Leia também: Inhame, o tubérculo que promove a produção de hormonas sexuais femininas 

"A evidência científica mostra, de forma clara e inequívoca, nos últimos 50 anos, que o baixo consumo de fibra está associado a um maior risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, cancro, entre muitas outras doenças crónicas." Em Portugal, dados recentes, mostram que mais de 75% da população não atinge as recomendações diárias de consumo de fibra.

Este estudo, desenvolvido em parceria entre a NMS e a CerealisÒ, envolvendo estudantes saudáveis, de nutrição e de medicina, evidencia a importância da inovação alimentar, baseada na ciência, que possa contribuir para mais saúde. "Concretiza-se assim a translação da ciência ao serviço da criação de valor, criação de novos produtos, com validação científica. Reforça-se, deste modo, a estratégia da NOVA Medical School em criar impacto na sociedade, neste caso com parcerias com o tecido empresarial nacional tornando-a mais capaz, mais competitivo, servindo assim para a sustentabilidade de todo o ecossistema da saúde."

Leia também: Curcuma, a raiz que reduz o colesterol e ajuda a tratar artrites

Recorde-se que esta terça-feira, 25 de outubro, assinala-se o Dia Mundial das Massas, um alimento natural que pertence ao grupo dos cereais, derivados e tubérculos, e um dos grupos com maior expressão na roda da alimentação mediterrânica. "Com uma enorme versatilidade gastronómica, é um alimento adequado para todas as gerações e consumido em diversas culturas. Nas porções adequadas e quando inserida numa alimentação equilibrada, completa e variada, apresenta benefícios para a saúde e deve fazer parte do nosso dia alimentar", lê-se na mesma nota de imprensa.

Leia Também: Motivos para incluir maracujá na sua alimentação (e uma receita saborosa)

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório