Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Curcuma, a raiz que reduz o colesterol e ajuda a tratar artrites

Este mês, o Lifestyle ao Minuto dá destaque à curcuma, um poderoso medicamento natural cujo benefícios são inúmeros. A nutricionista Rita Rocha Macedo aponta os mais relevantes.

Curcuma, a raiz que reduz o colesterol e ajuda a tratar artrites
Notícias ao Minuto

08:35 - 07/12/21 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Alimento do mês

A curcuma é um rizoma ou caule subterrâneo de uma planta herbácea nativa da Ásia (principalmente da Índia e Indonésia) com propriedades medicinais, também chamada açafrão da índia, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo ou turmeric. É típica da gastronomia indiana, geralmente utilizada em forma de pó, mas também é encontrada fresca. 

Serve para temperar sopas, carnes, peixes ou legumes. Possui um forte odor, agradável e levemente picante e amargo, semelhante ao gengibre.

A sua cor alaranjada provém da presença de compostos fenólicos denominados curcuminoides. A curcumina é o principal curcuminoide que se encontra na curcuma daí ser considerada o seu composto ativo. Além deste, também são encontrados outros curcuminoides como a demetoxicurcumina e a bisdemetoxicurcumina.

A presença da curcumina confere-lhe propriedades medicinais, cujas principais são: anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva, transformando este tempero num medicamento natural.

Tem como benefícios:

- Auxiliar no tratamento de artrites e de outras condições inflamatórias do foro reumatológico; 
- Melhorar a digestão, uma vez que estimula as secreções digestivas e diminui a formação de gases em casos de disquinesias hepatobiliares, hepatites e cólicas gastrointestinais;
- Reduzir o nível de colesterol (LDL) sanguíneo, melhorando a circulação e reduzindo o risco de doença cardiovascular;
- Melhorar o sistema imunitário; ajudar na redução do nível de açúcar no sangue;
- Tendo propriedades antioxidantes, neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. 
- As suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas também parecem trazer benefícios em determinados problemas de pele, como eczema e acne. 
- Parece ter um efeito hepatoprotetor, ajudando a manter a saúde do fígado e ainda prevenir a acumulação de gorduras neste órgão.

O consumo de curcuma não é recomendado em grávidas ou em amamentação, pessoas com doenças hepáticas, com distúrbios na coagulação do sangue ou em casos  de obstrução das vias biliares.

A curcumina pura não é bem absorvida pela corrente sanguínea, por isso deve utilizar pimenta preta juntamente com a curcuma para retirar o máximo de benefícios desta raiz. A pimenta possui uma substância denominada piperina que intensifica a absorção da curcumina.

Aposte neste tempero que dá mais cor ao prato, permite reduzir a adição de sal e para além disso tem inúmeros benefícios para a saúde.

Leia Também: Pobre em calorias e cheio de vitaminas! Use e abuse do tomate

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório