Apesar de ser um processo biológico e natural, a menopausa pode causar, em muitas mulheres, sintomas incapacitantes e desconfortáveis como afrontamentos, irritabilidade e até falta de concentração.
Não é algo que afeta todas as mulheres da mesma forma e algumas entram nesta fase sem sintomas (algo que se confirma durante anos). Felizmente, segundo a DECO Proteste, existem alguns cuidados diários que podem ajudar (e muito) a atenuar os sintomas.
Leia Também: Sintomas de menopausa podem aumentar risco de doenças cardiovasculares
Primeiro, a organização de defesa do consumidor, começa por partilhar uma dica para enfrentar calores e afrontamentos. Tente vestir-se por camadas, assim "poder ir tirando peça a peça". Sendo também essencial que evite tecidos sintéticos e roupas apertadas.
Caso sinta, normalmente, stress, ansiedade, irritabilidade e dificuldade em dormir, a organização recomenda que experimente atividades relaxantes, como ioga, tai chi ou 'mindfulness'.
Realizar tarefas que ajudem a estimular a memória e a concentração, como palavras cruzadas, sopas de letras ou puzzles, também pode ajudar, explica a DECO. No entanto, se a falta de memória começar a interferir no seu quotidiano, o melhor é falar com o seu médico.
Praticar exercício físico também é essencial. Isto porque a atividade física "promove a saúde mental e a sensação de bem-estar, ajudando no combate às alterações de humor e à ansiedade". Além disto, é uma ótima forma de controlar o peso e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Leia Também: Abuso físico e sexual pode resultar em sintomas mais fortes de menopausa
Fazer uma alimentação saudável e equilibrada é benéfico e pode contribuir para "um melhor controlo dos afrontamentos e do peso". Deve ter muito cuidado com o açúcar e evitar alimentos processados, ricos em gordura, mas também a cafeína. Deve fazer o mesmo com a ingestão de sal e proteínas e reforçar "a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D" - ajudam a preservar os ossos.
A organização aconselha que evite o consumo de refeições muito pesadas e picantes, durante a noite, já que "podem potenciar os afrontamentos e os distúrbios de sono". O mesmo se aplica a bebidas alcoólicas e a outras que incluam cafeína.
Para reduzir o desconforto vaginal pode utilizar "hidratantes e lubrificantes vaginais, tais como lubrificantes à base de água, cremes, géis, entre outros". O melhor é pedir uma opinião ao seu médico ou farmacêutico.
Dormir num ambiente calmo é essencial, ou seja, "evite usar dispositivos eletrónicos antes de se deitar e procure um ambiente silencioso". Conseguir ter o quarto ventilado e a uma temperatura amena vai ajudar a diminuir a probabilidade de suores noturnos.
Deixar de fumar também é muito benéfico (por várias razões). No geral, o tabagismo é um dos fatores que surgem associados à menopausa precoce, explica a DECO. Além disto, "as mulheres fumadoras têm risco agravado de outros efeitos da menopausa, como por exemplo problemas cardiovasculares e osteoporose".
Leia Também: Mitos comuns sobre a menopausa em que não deve acreditar