Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Ioga pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar níveis de açúcar

É a conclusão de um estudo feito nos Estados Unidos.

Ioga pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar níveis de açúcar
Notícias ao Minuto

07:08 - 07/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

O ioga e a meditação é recomendado a todas as pessoas, no entanto, é provável que exista um grupo que beneficiaria mais deste exercício. Investigadores afirmam que o ioga pode ajudar pessoas diabéticas a controlar os níveis de açúcar no sangue. 

Para o estudo, disponível online, foram analisados dados relativos a mais de 20 ensaios clínicos, realizados em todo o mundo, entre 1993 e 2022.

O objetivo de todos eles foi entender o impacto de exercícios como o ioga, em pessoas com diabetes tipo 2, que também estavam a fazer tratamento com medicação.

Para chegarem a conclusões os investigadores compararam os resultados obtidos por este grupo com outro onde os participantes apenas tomavam medicação. 

Leia Também: Perder peso só é benéfico para pessoas obesas ou com excesso de peso

Então, foi possível perceber que práticas, como ioga e meditação, diminuíram significativamente o açúcar no sangue dos diabéticos. Aliás, os investigadores observaram uma redução de 0,84% na hemoglobina, um marcador para os níveis médios de açúcar no sangue nos últimos três meses, explica a Study Finds, plataforma especializa da divulgação de estudos científicos. 

Concluíram ainda que o ioga foi o exercício mais praticado e, por isso, conseguiu melhores efeitos, reduzindo a hemoglobina, em 1%. Estas descobertas sugerem que estas práticas podem vir a ser uma alternativa adequada para pessoas que não querem recorrer a medicamentos. 

"Esta pode ser uma ferramenta importante para muitas pessoas porque a diabetes tipo 2 é um grande problema crónico de saúde e não estamos a fazer um trabalho bom o suficiente para o controlar", diz uma das autoras do estudo Fatimata Sanogo, em comunicado. 

Leia Também: Quinoa pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório