Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Este exercício simples queima gordura enquanto está sentado a trabalhar

Já experimentou?

Este exercício simples queima gordura enquanto está sentado a trabalhar
Notícias ao Minuto

17:00 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fitness

É desconcertante, mas a verdade é que corremos o risco de desenvolver várias doenças sentados, sobretudo se assim permanecermos durante longos períodos de tempo. No entanto, segundo investigadores norte-americanos, existe um exercício simples que parece acelerar o metabolismo e aumentar a queima de açúcar no sangue (glicoce).

Leia Também: E depois das férias? O que fazer para sentir-se melhor do que nunca

No estudo, publicado na revista iScience, os cientistas analisam o impacto de um simples movimento de pernas. "Nunca sonhámos que este músculo tivesse este tipo de capacidade. Esteve nos nossos corpos o tempo todo, mas ninguém nunca investigou como usá-lo para otimizar a nossa saúde, até agora", afirma Marc Hamilton, investigador e professor da Universidade de Houston, nos Estados Unidos. 

Nos testes, que envolveram 25 voluntários, verificou-se uma melhoria de 52% na estabilização da glicose no sangue. Os participantes reduziram a necessidade de insulina em 60%.

Leia Também: "Níveis de atividade física dos portugueses ainda são insuficientes"

Mas, afinal, que movimento é este? Deve ser feito da seguinte forma: "Enquanto está sentado com os pés apoiados no chão e os músculos relaxados, a pessoa deve elevar o calcanhar, mantendo a frente do pé no lugar. Quando o calcanhar atinge o topo da sua amplitude de movimento, o pé está livre para voltar para baixo. O objetivo é encurtar simultaneamente o músculo dos gémeos, enquanto o músculo sóleo [músculo da perna] é naturalmente ativado pelos seus neurónios motores", resume Marc Hamilton.

"Quando ativado corretamente, o músculo sóleo pode aumentar o metabolismo oxidativo local [onde ocorre a queima de metabólitos, como açúcar e gorduras, através da quebra do oxigénio] a altos níveis por horas", diz.

Leia Também: Seis dicas (muito fáceis) para regressar aos treinos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório