Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Seis dicas (muito fáceis) para regressar aos treinos

O Urban Sports Club reuniu algumas dicas.

Seis dicas (muito fáceis) para regressar aos treinos
Notícias ao Minuto

13:01 - 18/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Desporto

Voltar aos treinos depois do verão nem sempre é fácil. Implica organização e uma boa dose de motivação. 

Assim, o Urban Sports Club reuniu algumas dicas para quem tem dificuldade em voltar à prática regular de atividade física ou em encontrar motivação após o tempo de descanso. "A depressão pós-férias pode levar a uma verdadeira falta de motivação, quer seja no trabalho, nas tarefas domésticas ou na prática desportiva", refere em comunicado. 

Leia Também: Gravidez e exercício físico combinam. "A lista de benefícios é enorme"

1- Pense no desporto que se gostaria de fazer

"A escolha do tipo de desporto que se vai praticar é muito importante. Em vez de se pensar apenas em objetivos, importa pensar no que se quer fazer. Para se manter a sensação de férias durante mais tempo, praticar desportos que fogem da vida quotidiana é uma boa maneira de ganhar motivação com os treinos. Outra sugestão é dar prioridade, por exemplo, a desportos que apelem à diversão, ou atividades que sempre se quis experimentar como por exemplo yoga aéreo, skate, pole dance ou stand up paddle."

2- Recomece com calma

"Após algumas semanas de descanso, não é aconselhável regressar aos treinos com a carga de esforço habitual. Não só do ponto de vista motivacional, mas também para o corpo. Portanto, é importante voltar gradualmente à antiga rotina desportiva – ou criar uma nova – sem muita pressão. Não será necessário dar imediatamente 100%, mas sim gerir as expectativas e a motivação, para que não se fique aquém do desejável. Isto evita frustração e desistências. Objetivos mais pequenos são mais fáceis de alcançar, o que significa que se pode celebrar sucessos mais rapidamente e com maior frequência."

Leia Também: E depois das férias? O que fazer para sentir-se melhor do que nunca

3- Ouça o corpo

"Se se quiser regressar aos treinos mais intensos após uma pausa, deve-se prestar muita atenção ao que o corpo diz e perceber quais são os seus limites e o que é confortável. É recomendável aumentar a intensidade gradualmente, sem culpas nem demasiadas exigências, bem como apostar em atividades nas quais se controla a intensidade facilmente, como por exemplo natação. Para além disto, para recomeçar, poderá ser importante passar por uma sessão de meditação, uma massagem ou uma tarde no spa, por exemplo."

4- Faça um plano pessoal 

"Para que seja mais fácil atingir objetivos, é essencial ter um plano. Realista e com intensidade baixa, para começar. Um horário semanal bem organizado ajuda a planear outras atividades de lazer e a garantir que há tempo para tudo ao longo da semana, incluindo os treinos. Reservar antecipadamente as aulas, por exemplo, é uma boa forma ser mais fiel ao plano elaborado."

5- Pequenos objetivos para grandes conquistas

"Quando não se pratica desporto há algum tempo, é importante começar devagar para que haja uma habituação gradual. Por isso, será importante começar por treinos regulares de baixa intensidade e mais curtos ao invés de treinos muito intensos. Desta forma, é possível aumentar a resistência e a força muscular. Definir objetivos pequenos ajuda a fazer crescer a motivação."

6- Treine com companhia

"A melhor forma de regressar aos treinos é com companhia! Para além da diversão que é treinar com amigos, existe também um compromisso extra. O treino passa a depender do companheiro permitindo assim uma motivação mútua para que seja levado até ao fim. E é muito mais divertido."

Leia também: Benedita chegou a pesar 92 quilos. Agora, é um exemplo de força

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório