Meteorologia

  • 04 FEVEREIRO 2023
Tempo
16º
MIN 7º MÁX 18º

O que deve fazer para a mudança de estação não afetar o seu sono

Quando as estações mudam, as pessoas ficam mais sensíveis e podem até sentir-se mais cansadas ou desorientadas.

O que deve fazer para a mudança de estação não afetar o seu sono
Notícias ao Minuto

23:04 - 21/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sono

O outono começa já na próxima sexta-feira, 23 de setembro, e é muito provável que a mudança de estação lhe esteja afetar o sono. Para entender melhor este fenómeno, o The Independent falou com especialistas que, além de explicarem o que o causa, partilharam dicas para o prevenir.

Ao jornal, a médica Hana Patel, confirma que isto acontece, dizendo que o nosso sono pode ser afetado pelas estações do ano. Algo que é especialmente real quando a transição é feita entre estações onde a hora muda. 

"Durante o inverno, quando as horas de luz do dia são menores do que durante o verão, o cérebro é exposto a menos luz à noite - e isso significa que nosso corpo produz mais melatonina (a hormona do sono), o que nos afeta fazendo com que nos sintamos cansados", explica a especialista. 

Além disto, como há menos exposição solar, o corpo não consegue produzir tanta vitamina D. Os níveis baixos desta vitamina podem manifestar-se em sintomas como diminuição da imunidade, cansaço, dores articulares e musculares e mudanças no humor. 

Leia Também: Não consegue dormir? Usar uma máscara nos olhos pode ajudar

O que deve fazer para a mudança de estação não afetar o seu sono 

Charlie Morley, um professor de sonhos, explicou ao The Independent, que nos próximos meses é importante sair de casa e aproveitar o máximo de luz natural que conseguir. "A quantidade de luz que recebe mesmo durante um dia nublado é boa para si e melhor do que estar dentro de casa", acrescenta. 

É normal que, com a descida das temperaturas, sinta a necessidade de ter mais cobertores na cama, ou até aquecedores no quarto. No entanto, o especialista diz que são de evitar porque para conseguir dormir, o quarto deve estar fresco, ou seja, a temperatura não deve passar dos 18,3ºC. Aliás, quando o quarto está demasiado quente, o mais provável é que não consiga dormir bem. 

Também deve ter cuidado com o que come. Durante os dias mais frios, todos "temos desejos de comer alimentos mais pesados, e isso pode afetar a nossa digestão, especialmente se os alimentos forem gordurosos e altamente calóricos", diz o especialista, acrescentando que estas refeições podem "causar sintomas digestivos, como prisão de ventre e azia, que inibem a nossa capacidade de dormir bem". 

Como, nos próximos meses, o sol vai estar mais escondido pode ser importante começar a tomar suplementos de vitamina D, no entanto, antes de o fazer deve sempre falar com o seu médico. Para terminar, o especialista diz que também é essencial que o sono seja uma prioridade, por isso, deve garantir sete a oito horas de sono, diariamente. 

Leia Também: Cinco mudanças que deve fazer no quarto para dormir melhor

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório