Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Criada máscara que deteta Covid em 10 minutos

Saiba como funciona.

Criada máscara que deteta Covid em 10 minutos
Notícias ao Minuto

07:47 - 21/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Investigadores da Universidade Tongji, em Xangai, na China, desenvolveram uma máscara que pode diagnosticar vários vírus, incluindo o coronavírus que provoca a doença Covid-19, em cerca de 10 minutos, avança a revista científica Matter, acrescentando que a chegada desta novidade ao mercado poderá estar para breve.

Gotículas expelidas ao falar, espirrar ou tossir por um indivíduo infetado podem contaminar outro, se a distância não for mantida, podendo permanecer no ar. Tendo isso em mente, os cientistas colocaram um sensor na parte interna de máscaras que identifica até mesmo pequenas quantidades  de patógenos, sobretudo em espaços pouco ventilados, onde o risco de infeção é superior. Depois, as pessoas são notificadas, através do telemóvel, em apenas 10 minutos.

Para testarem a eficácia do aparelho, os investigadores pulverizaram soluções com proteínas dos vírus SARS-CoV-2, H1N1 (gripe comum) e H5N1 (gripe das aves) em ambientes fechados, próximo à máscara comum combinada com o sensor. Com apenas 0,3 microlitro de líquido com proteínas virais — 70 a 560 vezes menos que o volume produzido por um espirro —, foi possível detectar a presença do vírus no ar.

A revista Matter adianta ainda que estão em cima da mesa planos para serem criados dispositivos semelhantes que possam detetar outras doenças, nomeadamente cardiovasculares e oncológicos.

Leia Também: Máscara em ambientes fechados com muitas pessoas deve ser "novo normal"

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid-19. EMA preocupada com hesitação a vacinas e usa exemplo português

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório