A derradeira semana de regresso às aulas já começou e este será o primeiro ano sem restrições desde a pandemia, pelo que é marcante para jovens e famílias. A boa notícia é que não tem de ser um momento de stress.
Para promover o regresso às aulas mais leve de sempre, a Microsoft apresenta um conjunto de dicas:
Aprender algo novo
"Com o regresso às rotinas, surgem também oportunidades para atualizar e aprender novos conhecimentos. Estudos demonstram que adquirir uma nova competência– como uma língua, fotografia digital ou bordar – pode ajudar melhorar a memória e abrandar o envelhecimento.
Também a aquisição de competências digitais é um imperativo no contexto em que vivemos. Dados do LinkedIn Economic Graph preveem a criação de 427 mil postos de trabalho em Portugal orientados para a tecnologia, até 2025, com o desenvolvimento de software, análise de dados e segurança cibernética em destaque."
Meditação e exercícios de atenção plena
"No ritmo alucinante em que vivemos, sobretudo no regresso às aulas e ao trabalho, a necessidade de parar, relaxar e recarregar energias é cada vez maior."
Organizar e gerir prioridades
"O recomeço das atividades letivas é sinónimo de novos objetivos e tarefas. Seja na compra de materiais, datas de testes ou TPC, uma lista de tarefas bem organizada proporciona tranquilidade e uma ideia mais clara das necessidades."
Leia Também: Regresso às aulas. Como lidar com constrangimentos durante o período
Criar uma rotina de exercício físico
"Segundo o último relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, o tempo sedentário dos portugueses aumentou em 2021, sobretudo entre os mais jovens, para sete ou mais horas por dia em 46,4% dos inquiridos.
O regresso às aulas é uma oportunidade para estimular a criação de rotinas e estilos de vida saudáveis nas crianças e jovens, propícios também a um melhor desempenho escolar. Para os adultos (18-64 anos), as recomendações da OMS indicam, pelo menos, 2,5 a cinco horas por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada."
Ferramenta lúdico-pedagógica – Minecraft: Education Edition
"O conhecimento nunca é demais, sobretudo quando nos divertimos. A última sugestão da Microsoft para este regresso às aulas mais leve de sempre é o jogo Minecraft: Education Edition, uma ferramenta de aprendizagem lúdica que promete agradar pequenos e graúdos, num momento de descontração e entretenimento."
Leia Também: Regresso às aulas. As dicas que precisava para preparar os miúdos