Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Depressão pós-férias? Cinco dicas que não previnem mas ajudam (e muito)

São da Naturecan.

Depressão pós-férias? Cinco dicas que não previnem mas ajudam (e muito)
Notícias ao Minuto

06:20 - 14/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Regressar ao trabalho pode ser desafiante depois de uns dias de papo para o ar e provocar diversos efeitos no estado de humor. Sentir desânimo, tristeza, aborrecimento, ou até raiva, não significa necessariamente que se está a ultrapassar um episódio depressivo. Este fenómeno tem um nome - 'post vacation blues' - e ocorre com o regresso à vida normal após as férias.

Contudo, voltar à rotina não tem de ser um período negativo, desde que se assuma, desde o início, uma atitude positiva, contrariando a falta de motivação. Assim, neste mês de regressos, onde se assinala inclusive o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Naturecan destaca algumas dicas para que o regresso à rotina seja feito de forma saudável:

Leia Também: Covid-19. Da fadiga à depressão, estas são as principais sequelas

1- Volte para um espaço calmo e relaxante

"A dica começa até mesmo antes de ir de férias, já que voltar a casa depois de um período agradável e relaxante e encontrar a casa desarrumada pode ser muito desagradável. Fazer uma limpeza superficial e limpar o frigorífico, por exemplo, são medidas que podem garantir que se regresse ao lar com vontade de recomeço. Para todos aqueles que já estão de regresso, então a dica é manter a casa limpa no pós férias, o que transmite uma sensação de paz e bem-estar."

2- Continue a planear atividades

"A principal dica é dedicar ao tempo livre a mesma dedicação do trabalho. Planear atividades com amigos e família pode ser muito eficaz para lutar contra a tristeza do pós férias. Desde atividades mais simples, como uma ida ao cinema, ao planeamento das próximas férias, todas ajudam a  ter de novo um momento específico para ambicionar, evitando que se olhe para as férias que já passaram."

3- Aceite o excedente de trabalho e recomece gradualmente

"Normalizar que a produtividade não está no seu exponencial após o período de férias é essencial. Consequentemente, é importante retomar o ritmo de trabalho com menos intensidade. Muitos e-mails por ler e analisar fazem parte do regresso, mas é importante reduzir a pressão sobre si mesmo. Evitar agendar muitas reuniões e começar pelas tarefas mais simples e mais fáceis pode ser uma boa estratégia."

Leia Também: Depressão motivou uma cada cinco hospitalizações por doença mental

4- Volte à rotina de treinos

"O período das férias está muitas vezes associado aos excessos, aos almoços e jantares sem culpa e aos dias relaxados. Tudo isto faz parte e o descanso é merecido, contudo, é possível aproveitar o regresso ao trabalho para regressar aos treinos. Ter novos propósitos e objetivos pode ser muito motivante e setembro é o mês ideal para investir numa rotina de alimentação e treino. Além disso, experimentar um novo desporto, ou uma nova vertente de treinos, pode ser um incentivo para aumentar a energia e renovar a motivação."

5- Deitar cedo e cuidar do sono

"Nesta altura de regresso à rotina, dormir bem é o suficiente é essencial, não só para evitar sintomas de esgotamento, como também para manter a energia e motivação. Ao voltar de um período sem grandes regras, pode ser difícil instaurar uma nova rotina, mas deitar e levantar todos os dias à mesma hora, mesmo aos fins de semana, e dormir sete a nove horas por noite são alguns exemplos de boas rotinas de sono."

Leia Também: "Depressão existe na adolescência e é diferente da tristeza"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório