Dores nos pés podem ser muito desconfortáveis, especialmente, quando não consegue perceber o que as causa. No entanto, é possível que esses dias estejam a chegar ao fim, só precisa de ler os próximos parágrafos com atenção.
Então, a Healthline, plataforma especializada em saúde, falou com especialistas, para enumerar os problemas que, geralmente, justificam dores nos pés. O primeiro problema apontado pode ser mesmo as escolhas que faz diariamente, isto é, o calçado que usa. Pode ser demasiado pequeno, grande ou apertado, por exemplo. Além disto, a plataforma acrescenta que as dores podem ser o resultado de uma lesão, feita durante uma sessão de exercício.
Leia Também: Diabetes tipo 2: Os sinais que se manifestam nos pés
No entanto, também existem várias condições e problemas médicos que provocam dores nos pés, alguns mais graves do que outros.
- Artrite
- Diabetes
- Calos
- Joanetes
- Verrugas
- Unhas encravadas
- Uso de medicamentos que causam inflamação nos pés
- Neuroma de Morton (doença que pode ser descrita, segundo a rede de clínicas portuguesas Cuf, como uma irritação ou inchaço do nervo sensitivo, localizado entre dois dedos dos pés.
- Dedos em garra/martelo
- Pé de atleta
- Doença arterial periférica
- Fascite plantar
- Gota (problema que pode afetar, especialmente, o dedo grande do pé)
Para tratar destas dores em casa pode segundo a plataforma, colocar gelo na zona afetada, tomar analgésicos de venda livre, manter o pé elevado e repousar o mais possível, para não esforçar o pé.
Deve falar com o médico quando as dores são repentinas e intensas, causadas por uma lesão recente, não consegue colocar peso sob o pé, a área está despigmentada ou inflamada e tem febre.
Leia Também: Dores nos gémeos? Saiba em que situações se deve preocupar