Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Grávida? Cinco dicas que deve pôr em prática para cuidar da saúde oral

São da empresa de ortodontia invisível Impress.

Grávida? Cinco dicas que deve pôr em prática para cuidar da saúde oral
Notícias ao Minuto

12:17 - 06/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

A gravidez é uma fase da vida das mulheres capaz de conjugar uma felicidade imensa com tantas outras preocupações e responsabilidades. Habitualmente, as futuras mamãs tendem a focar-se a 100% no bebé e nas especialidades médicas mais indicadas para o receber de forma saudável e esquecem-se de garantir o bem-estar da 'casa' das crianças, isto é, o seu próprio bem-estar.
 
Apesar de não ser 'top of mind', a saúde oral é fundamental durante a gravidez, sendo que os benefícios de receber acompanhamento ortodôntico superam em muito os potenciais riscos. Assim, no âmbito do Dia da Grávida que se assinala a 9 de setembro, a cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress deixa algumas sugestões de cuidados a ter com a saúde oral durante a gravidez: 

1- Cuidar dos dentes e gengivas

"A gravidez é um período bastante exigente para a mulher e a nível dentário não é diferente. Durante esta fase, as gengivas passam a estar mais propensas a sangramento, pelo que o ideal será escovar os dentes duas vezes ao dia usando uma escova de cerdas macias - para prevenir o acumular de placa bacteriana, doenças das gengivas e cáries. Passa a ser também fundamental utilizar pasta de dentes com flúor, pois ajuda a remover a placa bacteriana e fortalecer o esmalte."

Leia Também: Três dicas para manter uma boa rotina de higiene oral no verão

2- Fazer uma dieta equilibrada

"É fundamental adotar uma dieta equilibrada, em especial, durante a gravidez. A quantidade de açúcar consumida pela mãe deverá ser limitada, já que o consumo desmedido de açúcar potencia a doença periodontal e cáries. Pela mesma razão, deverá ser evitado também o consumo de bebidas gaseificadas e refrigerantes. Por outro lado, deverão ser tomados lanches nutritivos, ricos em frutas cruas, vegetais, iogurte ou queijo, acompanhados por água ou leite com baixo teor de gordura, já que estes alimentos contém menos açúcares."

3- Alinhar os dentes

"A gravidez é um dos momentos onde há mais motivos para sorrir e pode ser a altura ideal para alinhar o sorriso, quer seja por motivos estéticos ou de saúde. Tendo em vista o máximo conforto das futuras mães, a ortodontia invisível pode ser o tratamento mais indicado para o efeito. Entre outros benefícios, este tratamento permitirá à mãe alinhar o sorriso em cerca de seis meses, ou seja, ainda antes do nascimento do bebe, com menos dores face aos aparelhos tradicionais e sem qualquer tipo de restrição alimentar, podendo levar ao bebe o máximo de nutrientes que for aconselhado. Além disso, o facto de os alinhadores serem removíveis permite-lhes dar resposta aos desejos típicos desta fase da vida sem qualquer tipo de problema."

4- Higienizar a boca após enjoos e vómitos

"Muitas mulheres sofrem de enjoos e vómitos ao longo do período gestacional. Ao vomitar, formam-se na boca ácidos que podem prejudicar os dentes pelo que, logo após vomitar, é aconselhado lavar a boca com uma colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvida num copo de água para neutralizar os ácidos. Além disso, deverá haver um intervalo de, no mínimo, uma hora entre vomitar e escovar os dentes, já que escovar logo depois de vomitar poderá desgastar o revestimento protetor dos dentes."

5- Manter o dentista informado

"É crucial para a saúde das grávidas que os dentistas estejam informados não só acerca da sua gravidez, como também acerca de possíveis alterações como inchaço, vermelhidão ou sangramento na boca. Algumas destas alterações podem ter consequências para o bebé, inclusive a indução do parto. Além disto, estando a par da gravidez, caso seja necessário recorrer a medicação ou algum tipo de exames, os médicos terão em conta possíveis limitações."

Leia Também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório