Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Três dicas para manter uma boa rotina de higiene oral no verão

Aponte.

Três dicas para manter uma boa rotina de higiene oral no verão
Notícias ao Minuto

15:35 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Para muitos, o verão combina com férias grandes, praia e momentos de descontração com amigos e família. Neste sentido, também os hábitos e rotinas tendem a mudar e a higiene oral pode acabar por passar para segundo plano. Assim, é importante ter em conta as práticas a evitar e a reforçar para que a saúde oral fique intacta.

"É natural que com mais tempo livre e menos preocupações, algumas rotinas também possam sofrer alterações. No entanto, a higiene oral deve ser uma aposta durante todo o ano e principalmente no verão devido à ingestão de certas bebidas e alimentos que podem ser prejudiciais para os dentes e gengivas, como os gelados e refrigerantes, por exemplo. Há dicas muito simples que fazem toda a diferença e podem prevenir algumas condições", afirma Sara Pestana, médica dentista na Malo Clinic Funchal, em comunicado.

Nesse sentido, a especialista partilha alguns conselhos para manter uma boa rotina de higiene oral:

1- Equilibrar a ingestão de alimentos açucarados e cítricos

"É quase impossível resistir a alimentos frescos e cítricos no verão, como gelados ou frutas como a laranja, o morango ou o limão, mas este tipo de alimentos contém geralmente muito açúcar. É, por isso, recomendado que a ingestão excessiva destes alimentos seja evitada, uma vez que estes podem levar à formação de tártaro, cáries e até contribuir para o aumento da sensibilidade dentária."

2- Levar sempre um kit de higiene oral

"Sejam férias na praia, piscina ou de campo é importante ter sempre um kit com uma escova de dentes, pasta e fio dentário para cuidar da higiene oral. Uma boa rotina de higiene oral pode ser muito simples e eficaz, bastando começar por lavar os dentes, pelo menos duas vezes por dia, e utilizar o fio dentário diariamente."

3- Ter cuidado com as bebidas alcoólicas

"É comum que os momentos de descontração no verão possam ser acompanhados por algumas bebidas como caipirinhas, sangrias ou cervejas, mas estas são geralmente ricas em ácidos, corantes e açúcares. Neste sentido, a probabilidade de desenvolver problemas nas gengivas ou mesmo cáries aumenta e, por esta razão, deve-se procurar moderar a ingestão destas bebidas."

Leia Também: Se tem medo de ir ao dentista, então este artigo é para si

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório