Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Feira Farta regressa à Guarda para promover produtos do concelho

A sexta edição da Feira Farta acontece já nos dias 10 e 11 de setembro.

Feira Farta regressa à Guarda para promover produtos do concelho
Notícias ao Minuto

19:31 - 22/08/22 por Lusa

Lifestyle Eventos

A Câmara da Guarda promove a sexta edição da Feira Farta, nos dias 10 e 11 de setembro, após uma paragem de dois anos devido à pandemia, para divulgar os produtos locais, anunciou hoje o seu presidente.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), o certame, que vai decorrer no largo do Mercado Municipal, contará com a participação de mais de 200 produtores das 43 freguesias do concelho, que irão expor "mais de 400 produtos endógenos".

"Este evento será a montra do concelho [da Guarda] para a região e para o país. É uma excelente montra, uma mostra privilegiada para os nossos produtos", disse o autarca na conferência de imprensa de apresentação da Feira Farta, realizada no Campus Internacional de Arte Contemporânea, junto do Centro de Estudos Ibéricos e da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

Leia Também: Festa do Vinho Madeira começa já na próxima quinta-feira

Sérgio Costa referiu que, após a pandemia por Covid-19, a guerra na Ucrânia e os incêndios florestais dos últimos dias, a iniciativa "vem mesmo a preceito". A Feira Farta permitirá mostrar "à região e ao país" aquilo que "de melhor" existe no território concelhio.

"Queremos afirmar o território e mostrar aquilo que temos de melhor", vincou. O programa do evento inclui espetáculos musicais, animação, gastronomia, produtos endógenos, artesanato e tradições.

No cartaz musical destacam-se concertos do grupo Gipsy Kings (dia 10 de setembro, sábado, 22h00) e do artista natural da Guarda Luís Filipe Reis (11 de setembro, domingo, 18h00).

O programa também conta com a participação das associações culturais e grupos do Projeto de Cultura em rede do município, que garantem a animação dos dois dias da feira. De acordo com a organização, no certame marcarão presença produtos como o cobertor de papa, hortícolas, frutas da época, mel e azeite, licores e doces, entre outros.

"Além dos feirantes, no recinto coberto estarão ainda alguns vendedores ambulantes como o amola tesouras, a vendedora de tremoços, o vendedor de gelados, o engraxador de sapatos, o ferreiro ou até o barbeiro. A ideia é reviver um pouco destas profissões que eram de presença habitual nas feiras e aldeias e que agora são cada vez mais raras", sublinha a autarquia da cidade mais alta do país.

O município da Guarda prevê investir cerca de 200 mil euros no certame, que começou a ser organizado em 2015.

Leia Também: Mercado medieval vai ocupar a fortaleza de Valença no fim de semana

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório