Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Os shots de gengibre têm mesmo benefícios?

Tudo o que precisa de saber sobre esta bebida muito popular, considerada, por muitos, benéfica para a saúde e imunidade.

Os shots de gengibre têm mesmo benefícios?
Notícias ao Minuto

08:31 - 18/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Hoje em dia é muito fácil encontrar shots de gengibre à venda em supermercados. São muito populares, por isso, é essencial perceber quais são os seus benefícios e as suas possíveis características negativas. 

Para esclarecer qualquer dúvida, a Patient, plataforma especializada em saúde, falou com o dietista Reema Patel. Começa por explicar que, no geral, estes shots de gengibre têm outros ingredientes como mel, curcuma, pimenta caiena ou sumo de laranja e limão. No entanto, o gengibre é sempre a estrela, porque esta raiz natural conta com compostos bioativos, como gingerols e shogaols, que podem ser benéficos para a saúde de várias maneiras. 

Já foi comprovado, por várias entidades, que o gengibre é muito útil para reforçar o sistema imunitário e afastar possíveis doenças. Já quando se fala de shots de gengibre não existem, segundo o especialistas, provas de que tenha mesmo benefícios. 

Leia Também: Beber azeite faz bem à saúde? Saiba o que dizem os especialistas

Apesar disto, segundo a Patient, a dietista Elouise Rice, enumerou algumas das possíveis vantagens desta tendência. O primeiro aspeto a realçar é que estes shots têm propriedades antieméticas, ou seja, podem ajudar a controlar problemas como náuseas e já se mostraram eficientes em reduzir as náuseas em pacientes que estão a fazer quimioterapia. 

Também existem algumas provas, acrescenta a especialista, de que pode ajudar grávidas com enjoos, no entanto, é essencial que se fale com o médico antes de começar a consumir esta bebida. Além disto, também são conhecidos por terem propriedades anti-inflamatórias, por isso, podem ajudar a combater problemas provocados por inflamação crónica. 

É possível que os shots de gengibre também sejam úteis quando se está a tentar perder peso. Existe, segundo a especialista, pouca pesquisa sobre o assunto, no entanto, é possível que o gengibre ajude a controlar o apetite e a transformar gordura branca, em gordura castanha, mais benéfica para a saúde e melhora o metabolismo.

Suplementos com gengibre têm propriedades que podem ajudar a reduzir e controlar os níveis de açúcar no coração. Graças a estas e outras características é considerado uma 'arma' contra os diabetes tipo 2. Também já foi comprovado que esta raiz reduz a tensão arterial e aumenta os níveis de colesterol bom, por isso, previne o desenvolvimento de doenças cardíacas.

O gengibre também tem ainda propriedades benéficas para a saúde do seu intestino e pode prevenir ou reduzir inchaço, flatulência e aliviar a prisão de ventre. 

Já quando se fala dos aspetos menos positivos dos shots de gengibre o que mais se realça, segundo a especialista, é que não existe pesquisa suficiente para comprovar que são benéficos, a maior parte dos estudos publicados falam de gengibre em formatos diferentes. Tendo isto em conta é necessário consumir esta bebida com moderação. 

Além disto, existem alguns efeitos secundários raros, associados à bebida, como desconforto gastrointestinal, por exemplo. Também é possível que elevadas doses de gengibre tornem o seu sangue mais fino, por isso, não deve ser conjugado com medicação que tenha o mesmo objetivo. O mesmo acontece com os níveis de açúcar no sangue porque não convém que fiquem demasiado baixos.

Leia Também: A poderosa bebida que ajuda a perder os (incómodos) quilinhos a mais

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório