Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Especialistas alertam que a gripe pode voltar em força

Investigadores estão a analisar os dados dos países do hemisfério sul para chegarem a conclusões.

Especialistas alertam que a gripe pode voltar em força
Notícias ao Minuto

18:09 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Nos últimos anos, graças à Covid-19, a gripe não tem sido uma grande preocupação, no entanto, é provável que volte, em força. 

Com dados recolhidos nos países do hemisfério sul, onde o outono se faz sentir, foi possível perceber que os casos de gripe estão a aumentar e ultrapassaram os números pré-pandemia. Informações que estão a deixar os especialistas em alerta. 

Isto está a acontecer em países como a Austrália onde a época da gripe vai de maio a setembro. Até meio de julho, deste ano, já foram registados mais de 200 mil casos de gripe. Número que inclui cerca de 1,500 hospitalizações e 181 mortes.

Leia Também: Vacinação contra a gripe pode reduzir risco de doença neurológica grave

É um cenário muito diferente do que se viveu na mesma altura, no ano passado, em que se registaram 400 casos e zero mortes e hospitalizações. Além disto, estes números também são, significativamente, mais altos do que os registados em 2019, altura em que, no mesmo período de tempo, se registaram 150 mil casos de gripe. 

Os especialistas dizem, segundo o jornal Usa Today, que este fenómeno se deve, em parte, ao aumento dos níveis de transmissão. Também é necessário considerar que a época da gripe começou mais cedo este ano - os primeiros sinais manifestaram-se em abril.

A faixa etária que mais preocupa os especialistas são as crianças em idade escolar. Isto porque, na Austrália, estão a ser registados mais casos de gripe nas idades entre os cinco e os nove anos. Crianças com menos de quatro anos e adolescentes são os outros grupos mais afetados. 

O facto de os jovens fazerem parte do grupo mais afetado pode ser um sinal de que a população, em geral, está menos protegida do que em anos anteriores, alertam os especialistas. 

Tendo tudo isto em conta, e também o facto de que a imunidade geral está mais fraca, os especialistas afirmam que a vacina da gripe é, especialmente, importante este ano. 

Leia Também: Covid-19. Da fadiga à depressão, estas são as principais sequelas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório