Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 24º

Sinais de alerta de doença agressiva que vitimou estrela de 'Grease'

O autoexame ajuda a antecipar o diagnóstico e a combater o cancro da mama.

Sinais de alerta de doença agressiva que vitimou estrela de 'Grease'
Notícias ao Minuto

08:18 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro

A atriz e cantora Olivia Newton-John, conhecida pelo seu papel pelo em 'Grease - Brilhantina', morreu esta segunda-feira aos 73 anos. A notícia foi confirmada através de comunicado na sua página oficial de Facebook. "A Dame Olivia Newton-John morreu pacificamente no seu rancho na Califórnia esta manhã, rodeada da sua família e dos seus amigos. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da família neste momento difícil", pode ler-se.

A artista travava uma luta contra o cancro da mama há três décadas. Em 2018, Olivia Newton-John revelou que teve cancro pela terceira vez, depois de ter recebido um diagnóstico de cancro da mama em 1992 e de um tumor no ombro anos mais tarde, em 2013. 

Leia Também: Sete hábitos fáceis (e desprezados por muitos) que ajudam a evitar cancro

O cancro da mama é um tumor maligno que se inicia nas células da mama e que atinge maioritariamente as mulheres. Surge, habitualmente, após a menopausa, mas pode ocorrer em idades mais jovens, embora seja menos frequente. A partir de uma determinada idade, que deve estar entre os 40 e os 50 anos, as mulheres devem fazer uma mamografia anual ou em cada dois anos. 

Dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro mostram que, em Portugal, são detetados todos os anos cerca de sete mil novos casos de cancro da mama e 1800 mulheres não resistem. Cerca de 1% de todos os tumores na mama atingem o homem.

Leia Também: Cancro da cabeça e pescoço. Sobreviventes podem deixar de falar ou comer

Mas a que deve estar atento? Perda de peso inexplicável, cansaço, sangramento ou hemorragias anormais, nódulos, alteração na pele, retração dos mamilos, dor na mama, mudanças no tamanho das mamas e secreções no mamilo são alguns dos sintomas da doença. Já a genética, obesidade, consumo de tabaco e de álcool, vida sedentária e idade são conhecidos fatores de risco. 

O autoexame da mama deve ser feito mensalmente. Caso seja menstruada, deve fazer a palpação sete dias após a menstruação. "A posição mais comum é, de pé, colocar uma mão na nuca e, com a outra mão, percorrer a mama no sentido dos ponteiros do relógio, de fora para dentro, não esquecendo o mamilo e a axila. Depois, é só repetir na outra mama", explica a rede de saúde CUF.

Leia Também: "O cancro do pulmão diagnosticado em fases precoces pode ser curável"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório