Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ómicron. BA.5 escapa às respostas dos anticorpos (mas há senão)

Doses de reforço existentes conferem proteção.

Ómicron. BA.5 escapa às respostas dos anticorpos (mas há senão)
Notícias ao Minuto

11:29 - 25/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Os níveis de anticorpos neutralizantes gerados por uma infeção anterior ou pela vacinação são várias vezes menores contra a subvariante BA.5. Porém, um novo estudo, financiado parcialmente pela Fundação Bill & Melinda Gates e publicado na revista científica Science, afirma que as doses de reforço já existentes da vacina contra a Covid-19 deverão conferir uma proteção substancial contra doenças graves.

O grupo de especialistas, liderado pelo Laboratório Veesler da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, analisou as subvariantes BA.1, BA.2 e BA.2.12.1,  acrescentando depois a BA.4 e BA.5, para avaliar as propriedades dessas estirpes, comparando-as a sete vacinas já disponíveis em todo o mundo.

O que explica a prevalência da BA.5? A sua proteína spike liga-se ao recetor do hospedeiro seis vezes mais eficaz do que a variante original que circulou pela primeira vez em 2019. Os cientistas acreditam que esta poderá ser a mais furtiva das subvariantes. 

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Estas pessoas estão em sério risco de ter Covid longa. Falamos de si?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório