Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

A jardinagem faz bem à saúde mental? Especialistas dizem que sim

Livre-se do stress e vá trabalhar para o jardim.

A jardinagem faz bem à saúde mental? Especialistas dizem que sim
Notícias ao Minuto

17:01 - 07/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

A jardinagem tornou-se o passatempo favorito de muita gente nos últimos anos, especialmente desde que a pandemia começou. Agora, um estudo revela que a jardinagem pode ter benefícios muito positivos para a saúde mental - mesmo para jardineiros amadores. 

O estudo, publicado na revista 'PLOS ONE', foi realizado por cientistas da University of Florida, nos EUA. A equipa descobriu que a jardinagem ajuda a reduzir o stress, ansiedade e depressão em mulheres saudáveis - foram analisados os dados de trinta e duas mulheres que frequentavam aulas de jardinagem duas vezes por semana e que não tinham experiência na área.

Todas as mulheres que participaram eram saudáveis e não tinham problemas de saúde. Metade do grupo participou em aulas de jardinagem e as restantes em aulas de arte, com o objetivo de conseguir fazer uma comparação. Os grupos tiveram um total de oito aulas. 

Leia Também: A atividade ao ar livre que melhora a saúde cardíaca das mulheres

Durante estas sessões foram analisados fatores como ansiedade, depressão, stress e humor. A equipa chegou à conclusão que ambos os grupos obtiveram melhorias na sua saúde mental, no entanto, aquelas que participaram na jardinagem conseguiram melhores resultados. 

O estudo foi realizado com poucas pessoas, por isso, os investigadores afirmam que é necessário continuar a estudar, com amostras maiores e mais diversificadas, este fenómeno.

Leia Também: Sal é um elemento essencial para a jardinagem, diz especialista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório