A jardinagem tornou-se o passatempo favorito de muita gente nos últimos anos, especialmente desde que a pandemia começou. Agora, um estudo revela que a jardinagem pode ter benefícios muito positivos para a saúde mental - mesmo para jardineiros amadores.
O estudo, publicado na revista 'PLOS ONE', foi realizado por cientistas da University of Florida, nos EUA. A equipa descobriu que a jardinagem ajuda a reduzir o stress, ansiedade e depressão em mulheres saudáveis - foram analisados os dados de trinta e duas mulheres que frequentavam aulas de jardinagem duas vezes por semana e que não tinham experiência na área.
Todas as mulheres que participaram eram saudáveis e não tinham problemas de saúde. Metade do grupo participou em aulas de jardinagem e as restantes em aulas de arte, com o objetivo de conseguir fazer uma comparação. Os grupos tiveram um total de oito aulas.
Leia Também: A atividade ao ar livre que melhora a saúde cardíaca das mulheres
Durante estas sessões foram analisados fatores como ansiedade, depressão, stress e humor. A equipa chegou à conclusão que ambos os grupos obtiveram melhorias na sua saúde mental, no entanto, aquelas que participaram na jardinagem conseguiram melhores resultados.
O estudo foi realizado com poucas pessoas, por isso, os investigadores afirmam que é necessário continuar a estudar, com amostras maiores e mais diversificadas, este fenómeno.
Leia Também: Sal é um elemento essencial para a jardinagem, diz especialista