Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sete poses de yoga para fazer antes de ir para a cama

Esteja atento a estas recomendações para uma noite bem dormida.

Sete poses de yoga para fazer antes de ir para a cama
Notícias ao Minuto

22:00 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Yoga

Garantir um sono de qualidade é muito importante para a saúde mental e física. Existem diferentes técnicas que pode usar que o vão relaxar e ajudar a dormir melhor. É o caso das sete posições de yoga recomendadas pela Impact Magazine. 

Praticar uma rotina de movimentos, antes de ir para a cama, pode ser uma forma suave e relaxante de regular o seu sistema nervoso. O meio de comunicação criou uma lista com sete posições de yoga que podem ser muito úteis para pessoas que sofrem de stress ou ansiedade. 

1- 'Child's pose' com almofada de apoio 

"Comece por respirar fundo, afaste os joelhos e baixe os quadris em direção aos calcanhares. Coloque o tronco em cima de uma almofada à sua frente (também pode colocar uma por baixo da parte inferior do corpo para aliviar a tensão no joelho, se necessário). Estique, abrace ou dobre os braços. Vire a cabeça para um lado, fique assim durante três a cinco minutos e troque." 

Leia Também: Cinco sítios para praticar yoga em Lisboa - e entrar em modo zen

2- Alongamento de corpo lateral sentado

Para esta posição deve focar-se no tronco, pescoço, ombros e costas. Depois "em posição de pernas cruzadas ou qualquer outra sentada, inspire alongando a coluna. Expire, estique o braço acima da cabeça, com a palma para baixo e os dedos abertos. Coloque a mão oposta no joelho ou apoiada na cama. Repita em ambos os lados".

3- Pernas na parede 

"Aproxime-se da cabeceira da cama, posicionando as pernas verticalmente na sua superfície de modo a formar um 'L' com o tronco. Coloque uma almofada sob a cabeça ou pélvis, para estar mais confortável, ou tente juntar as solas dos pés para conseguir alongar mais." Não se esqueça de ir respirando. 

4- 'Downward dog' modificado

Esta é uma boa posição para aliviar dores de costas. Comece de pé e com os pés afastados. Dobre os joelhos e coloque as mãos na cama. "Estique os braços enquanto caminha para trás, alongando o corpo das mãos aos quadris e dos quadris aos calcanhares. Deixe que a tensão no pescoço e no rosto se dissolva.

Leia Também: Três posturas de yoga que ajudam a aliviar as cólicas menstruais

5- 'Supine Twist' 

Leve os joelhos ao peito e junte-os. "Expire guiando os joelhos com a mão ou esticando os braços na linha dos ombros. Coloque uma almofada entre ou sob os joelhos para maior conforto. Repita em ambos os lados e mova-se lentamente durante a transição".

6 - 'Figure 6'

"Deite-se no chão (ou na cama) e dobre os dois joelhos a 90 graus. Coloque o tornozelo direito sobre a coxa esquerda. Com o cóccix a pressionar para baixo, segure o pé cruzado com uma mão e o joelho com a outra. Expire e vá aproximando a canela do peito". Repita com a parte esquerda do corpo.

7 - 'Savasana'

Para fazer o último movimento desta lista deve estar deitado de costas, com uma almofada sob os joelhos e relaxar os braços e as mãos. "Inspire contando até quatro, prenda a respiração contando até sete e expire contando até oito."

Leia Também: Dormir, no mínimo, sete horas faz bem ao coração

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório