Olhar para si próprio durante videochamadas piora o humor, sugere estudo

Sim, leu bem.

Videochamada

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
29/06/2022 07:59 ‧ 29/06/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde mental

Um grupo de investigadores da Universidade de Ilinóis, nos Estados Unidos, concluiu que quanto mais tempo um indivíduo olha para si mesmo durante uma videochamada, pior fica o seu humor​. E as bebidas alcoólicas não ajudam, explicam no artigo científico publicado na revista académica Clinical Psychological Science.

"Pretendíamos estudar a relação entre o humor das pessoas, o consumo de álcool e o foco durante as interações virtuais", explica Talia Ariss, investigadora que liderou o estudo, na apresentação das conclusões. As descobertas, adianta, sugerem que "quem passa mais tempo a olhar para si próprio durante uma chamada sente-se pior". Segundo Ariss, as pessoas que estavam sob a influência de álcool são quem o faz com mais frequência. 

Para chegarem a esta conclusão, os cientistas entrevistaram 246 pessoas, entre os 20 e os 30 anos, antes e depois de videochamadas. Recorreram a tecnologia de rastreio ocular para registar o movimento dos olhos e medir a quantidade de tempo que passavam a olhar para si próprios. Parte dos participantes consumiu álcool enquanto participava no estudo.

Os cientistas defendem que as conclusões do estudo sugerem que as videochamadas podem agravar os sintomas de depressão e ansiedade. "Tendo em conta o aumento dos distúrbios emocionais e do consumo problemático de álcool durante a pandemia, torna-se imperativo perceber quais os processos cognitivos envolvidos nas interações virtuais e o impacto do álcool."

Leia Também: Ansiedade. Quatro alimentos que podem ajudá-lo a acabar com o martírio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas