Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Foram encontradas novas informações sobre a evolução da Alzheimer

É do Politécnico de Coimbra que chega a mais recente novidade relacionada com a Alzheimer, graças a um investigador que conclui que a combinação de dois genótipos podem ajudar na avaliação de risco de progressão da doença.

Foram encontradas novas informações sobre a evolução da Alzheimer
Notícias ao Minuto

13:09 - 21/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alzheimer

O trabalho é liderado pelo docente António Gabriel, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, que contou com a colaboração da comunidade docente da instituição. O estudo contou com a participação de 600 indivíduos que foram diagnosticados com diferentes tipologias da doença. 

Segundo um comunicado, avançado pela instituição, no estudo é referido que a conjugação de dois genes - a variante K da Butiricolinesterase e o alelo ApoE- ε4 - faz com que a doença evolua com mais rapidez, mas se estes fatores forem detetados, através de análises de genotipagem, é possível começar a submeter o paciente a diferentes estratégias terapêuticas que podem permitir desacelerar ou estabilizar a evolução da doença.

Esta informação tem como base a tese de doutoramento em biociências de António Gabriel, intitulada 'Avaliação do Sistema Colinérgico na Doença de Alzheimer', lançada em livro pela ESTeSC-IPC, no início deste mês.  

Leia Também: Estudo revela semelhanças entre Covid-19 prolongada e Alzheimer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório