Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Covid. Sintomas neurológicos persistem em 67% dos doentes após tratamento

É o que revela um estudo realizado nos Estados Unidos.

Covid. Sintomas neurológicos persistem em 67% dos doentes após tratamento
Notícias ao Minuto

10:00 - 21/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Há sintomas de Covid-19 que persistem depois da doença, sem qualquer explicação, revela um estudo liderado por um grupo de investigadores Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Annals of Clinical and Translational Neurology.

O estudo mostra que mais de metade dos pacientes que recuperaram da Covid-19 apresentam sintomas. sobretudo relacionados com a coordenação motora e função cognitiva, após seis meses de recuperação. Os cientistas avaliaram 56 pessoas com sintomas neurológicos que tiveram sintomas leves de doença. Os voluntários, recrutados entre outubro de 2020 e outubro de 2021, foram submetidos a um exame neurológico, avaliação cognitiva, responderam a questionários e realizaram uma ressonância magnética opcional.

Os primeiros testes foram feitos alguns meses após a infecção inicial e repetidas três e seis meses depois. Numa primeira fase,  89% dos participantes do estudo apresentaram fadiga e 80% relataram dores de cabeça. Outros sintomas neurológicos comuns incluíam falhas de memória, insônias e menor concentração. A maioria admitiu que estes sintomas afetaram a sua qualidade de vida.

Seis meses depois, quando os doentes regressaram para o acompanhamento, apenas um terço relatou que os sintomas haviam desaparecido. Os restantes queixaram-se de problemas neurológicos persistentes, embora com menor gravidade. Os sintomas mais comuns após seis meses da Covid-19 incluíam lapsos de memória e diminuição da concentração.

Segundo os autores do estudo, nenhum destes indivíduos tinha histórico de complicações neurológicas. Os cientistas acreditam que o mais provável é que estes sintomas ​​sejam causados por uma resposta autoimune inflamatória.

A equipa de investigadores planeia continuar a monitorizar os sintomas dos participantes anualmente por até 10 anos. 

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid longa. Risco é até 50% menor com esta variante, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório