Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

É fã de marisco? Tem agora mais uma razão para se preocupar com o clima

As alterações climáticas estão a alterar os 'cardápios' das marisqueiras. Fenómeno foi estudado nos Estados Unidos, mas lembre-se: as alterações climáticas são um problema a nível global.

É fã de marisco? Tem agora mais uma razão para se preocupar com o clima
Notícias ao Minuto

13:22 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alterações Climáticas

Por norma, as alterações de menus são sinónimo de novidades e progresso. No entanto, de acordo com um estudo publicado na SpringerLink, as alterações que podemos ver a partir de agora numa marisqueira poderão também estar relacionadas com as alterações climáticas.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, está confirmado que estas alterações estão a ter impacto nos oceanos, nomeadamente,  no número de peixes nos oceanos, degelo, acidificação, desoxigenação e outros eventos. 

As pescarias são feitas, principalmente, nas águas mais quentes e, de acordo com os especialistas, cada vez mais animais são pescados em zonas que têm vindo a ver as temperaturas do mar mais elevadas, entre 1961 e 2016.

No estudo publicado na SpringLink foram tidos em conta 362 restaurantes da costa Oeste dos Estados Unidos e do Canadá - e menus de que há registo desde o séc. XIX. Os especialistas desenvolveram um indicador que lhes permitiu perceber se, num determinado período de tempo, os restaurantes tinham optado pelos alimentos que vinha águas mais frias ou quentes.

"Descobrimos que a temperatura média da água preferida de peixes e mariscos que aparecia nos nossos menus aumentou para os  aumentou para 14º C nos últimos dois anos (2019-2021), em comparação com o período 1961-90, que estava nos 9ºC", explicou uma das responsáveis, acrescentando que estes aumentos estavam "ligado às mudanças na temperatura da água do mar e às mudanças relacionadas à temperatura na composição das espécies de peixes capturados durante o mesmo período de tempo". 

Os investigadores sublinham que, no entanto, nem todas as espécies estão à procura de águas mais frias, uma vez que, devido às temperaturas mais quentes na costa Oeste e Canadá, são esperados mais pratos com sardinhas.

Leia Também: Judite Sousa partilha memória: "O meu saudoso filho tinha 14 anos"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório