Para algumas pessoas, colocar a louça na máquina de lavar é um verdadeiro pesadelo. Talheres em cima uns dos outros, recipientes que ocupam o dobro do espaço, louça que fica com alguma sujidade ou com água. Estes são apenas alguns exemplos de que, provavelmente, não está a organizar o espaço da melhor forma.
Para ajudar neste processo, a Miele partilha algumas dicas:
1- Não passar a louça por água
Passar a louça por água antes de colocar na máquina de lavar é um dos principais erros que as pessoas cometem. Na máquina tudo funciona devido à água, ao seu movimento, ao processo de enxaguamento. É a própria gordura que está na louça que vai ativar o detergente. Ou seja, para além de se gastar mais água com este processo, poderá estar a prejudicar a eficácia da limpeza. O ideal é retirar o excesso de comida e depois colocar na máquina.
2- Organização dos talheres
Colocar separadamente os talheres na máquina vai facilitar a remoção da sujidade. O cabo dos talheres deve estar virado para baixo, desta forma, a parte superior será lavada eficazmente.
3- Não sobrecarregar a máquina de lavar a louça
Por vezes, a louça das várias refeições é acumulada o que pode dificultar mais tarde a arrumação na máquina. A louça mais suja deve ficar no cesto inferior, onde a pressão da água pode ser maior.
4- Utilize o detergente mais adequado
No mercado existem três opções de acordo com as necessidades e gostos de cada pessoa. Desde as pastilhas que já incluem o detergente, sal e abrilhantador, o pó que é uma alternativa mais económica e amiga do ambiente, pode ser doseado exatamente de acordo com a quantidade de louça na máquina e dissolve-se facilmente e, por fim, o detergente líquido que, dos 3, é o menos eficiente, não inclui sal, nem abrilhantador.
Leia Também: Dica infalível para acabar de vez com o mau cheiro do ralo da banheira