Procurar

Ainda acredita nestes seis mitos sobre asma? Falámos com uma especialista

Esta terça-feira, 6 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Asma. É uma das doenças crónicas mais comuns em tudo o mundo, mas ainda deixa muitas dúvidas. O Lifestyle ao Minuto falou com Ana de Carvalho Gonçalves, presidente da Associação de Asma Grave, para esclarecer algumas destas questões.

Ainda acredita nestes seis mitos sobre asma? Falámos com uma especialista

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
06/05/2025 09:23 ‧ há 3 meses por Adriano Guerreiro

Apesar de a asma ser uma das doenças crónicas mais comuns em todo o mundo, ainda existem vários mitos que muitas pessoas pensam que são verdadeiros. Acredita que os asmáticos não podem fazer exercício físico? Ou também que é uma doença que apenas surge na infância?

 

Neste Dia Mundial da Asma, que se assinala esta terça-feira, o Lifestyle ao Minuto falou com Ana de Carvalho Gonçalves, presidente da Associação de Asma Grave, para perceber melhor algumas das questões que são associadas a esta doença.

Revelou que, em certas ocasiões, "o exercício físico pode ser até aconselhável" para pessoas que sofrem de asma. Muitos acabam por desvalorizar esta doença, mas a verdade é que "pode ser um problema muito grave" e até ter "consequências importantes na vida quotidiana".

Notícias ao Minuto Ana de Carvalho Gonçalves é presidente da Associação de Asma Grave© Associação de Asma Grave  

1- Pessoas com asma não devem fazer exercício físico

"Quando devidamente controlada, a asma não deve impedir o exercício físico. No entanto, uma das características da asma grave é a dificuldade no controlo da doença e a repetição de exacerbações e crises. Por esta razão, as pessoas que vivem com asma grave são obrigadas a um maior cuidado na prática de exercício físico e passam por fases onde ele é impraticável. Nas fases calmas, o exercício físico pode ser até aconselhável."

2- A asma é uma doença da infância e melhora com o passar do tempo

"A asma e a asma grave podem surgir em qualquer fase da vida. Na maior parte dos casos, com o diagnóstico certo e se o tratamento for seguido corretamente, a asma pode ser controlada e podemos falar mesmo em remissão. No entanto, existem casos, sobretudo na asma grave, que exigem um escalar de tratamentos e podem ser muito difíceis de manter controlados."

Leia Também: Estudo apresenta possibilidade de melhorar imunoterapia contra o cancro

3- A asma não é um problema grave e pode ser facilmente controlada

“Existem casos muitos diferentes, pelo que esta não é uma resposta abrangente. A asma pode ser difícil de controlar. Uma das características da asma grave é a dificuldade de controlar a doença e acarreta consequências importantes na vida quotidiana de quem vive com esta doença. Desde não conseguir executar limpezas domésticas diárias simples por causa do cheiro dos detergentes, a ter de evitar ambientes com fumo ou ar condicionado, para não desencadear crises que podem levar a internamentos hospitalares e escaladas de medicação. A asma pode ser um problema muito grave."A eficácia da medicação está diretamente relacionada com a precisão no seguimento do tratamento4-  Os medicamentos contra a asma tornam-se menos eficazes com o tempo

"A asma grave implica acompanhamento médico de especialidade. Em cada momento, o médico assistente tem a responsabilidade de avaliar que medicação e em que quantidade são necessárias. Com o tempo, a pessoa que vive com asma grave vai sabendo também avaliar os sintomas e pode conseguir dosear alguma medicação. A eficácia da medicação está diretamente relacionada com a precisão no seguimento do tratamento, a maneira adequada de administrar os inaladores e o estado de controle da asma."

5- Só precisa de tomar medicação se tiver sintomas

"A pessoa que vive com asma grave tem de fazer medicação sempre. Da correta manutenção e administração do tratamento prescrito, depende o controlo da doença e a possibilidade de evitar exacerbações, crises e eventuais internamentos."

6- A asma pode ser fatal

“Existe esse risco, caso não haja um diagnóstico atempado e um tratamento adequado.”

Leia Também: Estudo revela nova causa do cancro (e dieta pode estar associada)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10