Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Composto presente nos brócolos pode ajudar a travar a Covid-19

É o que sugere um estudo.

Composto presente nos brócolos pode ajudar a travar a Covid-19
Notícias ao Minuto

11:55 - 28/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Uma equipa de cientistas norte-americanos do Johns Hopkins Children’s Center, refere que o sulforafano, um produto químico presente nos brócolos e outros vegetais crucíferos, como os espinafres, pode ajudar a inibir a replicação do coronavírus Sars-CoV-2 no organismo. 

Os resultados do estudo, publicado na revista científica Nature Communications Biology, sugerem que "o SFN [sulforafano] deve ser explorado como um agente potencial para a prevenção ou tratamento de infecções por coronavírus", afirmam os autores. Os testes foram feitos em ratos e apresentaram bons resultados, pelo que os ensaios clínicos em humanos deverão ser o próximo passo.

Os investigadores  referem que o produto demonstrou eficácia no combate do coronavírus HCoV-OC43 e de novas variantes do SARS-CoV-2, como a Delta (B.1.671.2) e a Ómicron (BA.1). Após entrar em contato com os vírus, o sulforafano reduziu em 50% as diferentes estirpes do vírus, dizem.

Entre os animais,  foi responsável por diminuir em, pelo menos, 7,5% a perda de peso durante a infeção. Além disso, também reduziu em 17% a quantidade de vírus no pulmão dos ratos e em 9% nas vias respiratórias superiores, como nariz e garganta.

Leia Também: Covid-19: Testes rápidos vão continuar a ser comparticipados em abril

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório