Um grupo de cientistas dos Estados Unidos sugere que existe um "novo tipo de luz" ultravioleta capaz de matar quase todos os micróbios numa sala e que poderia, inclusive, ajudar a evitar uma nova pandemia, escreve o jornal The Independent, citando um estudo divulgado na Scientific Reports.
De acordo com os investigadores, demoram menos de cinco minutos a diminuir o número de micróbios transportados pelo ar em mais de 98%. Explicam ainda que podem ser instaladas nos tectos, à semelhança de tantas outras. O objetivo? Ajudar a purificar o ar e a travar a transmissão de doenças como a Covid, a gripe e outras pandemias futuras.
"A Far-UVC reduz rapidamente para quase zero a quantidade de micróbios ativos no ar, tornando o interior tão seguro como o exterior", afirma David Brenner, da Columbia University Vagelos College of Physicians and Surgeons, e co-autor do estudo. A utilização desta tecnologia em locais onde as pessoas se reúnem dentro de casa "pode prevenir a próxima potencial pandemia", considera.
Os resultados do estudo "excederam em muito o que é possível apenas com a ventilação", acrescenta Kenneth Wood, professor na Universidade de St. Andrews e autor sénior do estudo.
Leia Também: Covid-19 perde capacidade de infeção 20 minutos após circular no ar?