Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Gene que aumenta risco de sofrer de Covid-19 grave pode prevenir VIH

Estudo revela que a variante genética herdada dos Neandertais que deixa certos indivíduos mais predispostos a experienciarem Covid severa diminui em 27% a probabilidade contrair o vírus da imunodeficiência humana (VIH), que causa a SIDA.

Gene que aumenta risco de sofrer de Covid-19 grave pode prevenir VIH
Notícias ao Minuto

07:38 - 23/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vírus

Uma nova pesquisa realizada por cientistas do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva (MPI-EVA), na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia, aponta que a mesma variante genética que aumenta o risco de desenvolver a forma grave de Covid-19 reduz em 27% a probabilidade de contrair o VIH - reporta um artigo publicado pela revista Galileu. 

No segundo semestre de 2020, Hugo Zeberg, investigador do Instituto Karolinska e do MPI-EVA, e Svante Pääbo, também do MPI-EVA, apuraram que muitas pessoas herdaram o principal fator genético para a Covid-19 dos Neandertais.

Segundo a revista Galileu, no primeiro semestre de 2021, a dupla de investigadores estudou essa variante tendo como base uma amostra de ADN humano antigo e determinou que sua frequência subiu exponencialmente desde a última Era Glacial. A mutação genética em questão tornou-se bastante comum, o que pode ter de alguma forma sido positivo no passado.

"(…) Comecei a questionar-se se realmente poderia ser bom para algo, como fornecer proteção contra outra doença infeciosa", disse Hugo Zeberg, num comunicado.

Leia Também: Vacina experimental contra o VIH é administrada em primeiros pacientes

Ora, esse fator de risco genético situa-se numa área do cromossoma 3 que apresenta múltiplos genes que codificam recetores do sistema imunológico. Sendo que um desses recetores, o CCR5, é utilizado pelo VIH para infetar os glóbulos brancos.

Zeberg apurou que os indivíduos portadores do fator de risco para a Covid-19 têm menos recetores CCR5. Tal, levou o académico a investigar se essas pessoas estariam igualmente menos predispostas a ficarem infetadas com o vírus da SIDA. 

Ao analisar dados de doentes de três biobancos (FinnGen, UK Biobank e Michigan Genomic Initiative), o investigador determinou que os portadores da variante de risco para o coronavírus SARS-CoV-2 apresentam um risco 27% inferior de contrair o VIH.

"Isso mostra como uma variante genética pode ser uma boa e uma má notícia: más notícias se uma pessoa contrair Covid-19, uma boa notícia porque oferece proteção contra a infeção pelo VIH", ponderou Zeberg. 

Adicionalmente, e tendo em conta que a SIDA surgiu somente no século XX, o investigador observa: "agora sabemos que essa variante de risco para o SARS-CoV-2 oferece proteção contra o VIH. Mas provavelmente serviu de proteção contra uma outra doença que aumentou a sua frequência após a última Era Glacial". 

Leia Também: VIH infeta uma criança a cada dois minutos no mundo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório