Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Teste PCR vs. raio-x. Saiba o que dizem os especialistas

Um grupo de cientistas desenvolveu um novo teste de diagnóstico do vírus.

Teste PCR vs. raio-x. Saiba o que dizem os especialistas
Notícias ao Minuto

17:00 - 21/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Sem mãos a medir perante a avalanches de testes PCR, os laboratórios de testes à Covid-19 podem vir a ter motivos para respirar de alívio. Segundo um grupo de cientistas, o teste de diagnóstico PCR pode ser substituído por um raio-x que promete resultados em poucos minutos, avança o The Mirror. 

De acordo com o jornal, o teste foi criado por cientistas da University of the West of Scotland, antiga Universidade de Paisley, no Reino Unido, que garantem que este terá uma precisão de 98%. 

"Há muito que existe a necessidade de termos uma ferramenta rápida e fiável que possa detetar a Covid-19 e isso tornou-se ainda mais necessário com a ascensão da variante Ómicron", defende Naeem Ramzan, que liderou a equipa de cientistas responsáveis pela criação. Acrescenta ainda que "vários países são incapazes de realizar um grande número de testes Covid devido a ferramentas de diagnóstico limitadas", assegurando que esta técnica utiliza "tecnologia [IA] de fácil acesso para identificar rapidamente o vírus".

Ressalva, no entanto, que "os sintomas de Covid-19 não são visíveis nas radiografias durante as primeiras fases da infeção", pelo que esta tecnologia é incapaz de substituir os testes PCR. "Contudo, pode desempenhar um papel importante na redução da propagação dos vírus, especialmente quando os testes PCR não estão disponíveis", defende. Mais ainda: "Pode salvar vidas ao diagnosticar casos graves, ajudando a determinar o tratamento necessário".

Leia Também: Riscos da variante Ómicron são 50% a 60% inferiores aos da variante Delta

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório