Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Tecnologia. Maioria dos adultos não cumpre regras que dá aos filhos

Um estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky demonstra ainda que 68% das crianças recebe o seu primeiro dispositivo antes dos nove anos de idade.

Tecnologia. Maioria dos adultos não cumpre regras que dá aos filhos
Notícias ao Minuto

16:02 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Tech Tecnologia

"Olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço". Enquanto que a maioria dos pais procura definir regras saudáveis para a utilização de tecnologias, a verdade é que a grande maioria não cumpre aquilo que define para os filhos.

O estudo da empresa de cibersegurança russa Kaspersky demonstra que 61% dos pais "têm dificuldade em ser modelos para os seus filhos e ocasionalmente e não seguem as regras que estabelecem para os mais pequenos".

A empresa acrescenta que "mais de metade dos pais (54%) tenta estabelecer hábitos e regras digitais saudáveis para todos os membros da família".

O objetivo do estudo é investigar a utilização de dispositivos móveis e eletrónicos em casa, assim como a influência que os pais têm nos seus filhos neste ponto em particular.

Segundo o comunicado da empresa, a maioria das crianças (68%) recebe o seu primeiro dispositivo antes dos nove anos de idade. "Desde muito cedo, as crianças tendem a copiar o comportamento e hábitos dos adultos, incluindo as atitudes em relação aos dispositivos digitais. Os pais precisam de ser modelos na utilização da tecnologia se quiserem criar hábitos digitais saudáveis, logo desde a infância", salienta o estudo.

A perceção sobre a utilização de dispositivos digitais também é diferente, quando os pais encaram o tempo de utilização dos filhos. Quase metade dos adultos inquiridos (48%) passa entre três a cinco horas em dispositivos digitais por dia, e 62% dos inquiridos consideram esse tempo normal.

Verificou-se a mesma percentagem de inquiridos juvenis que utilizam dispositivos digitais entre três a cinco horas por dia, e 53% dos pais consideram que esses hábitos deviam mudar para, no máximo, duas horas.

O estudo acrescenta ainda que "37% dos adultos acreditam ser normal partilhar fotos de membros da família nas redes sociais" e, "pelo contrário, menos de um quarto (24%) dos pais pensa que tal seja aceitável quando se refere aos seus filhos."

O estudo foi realizado em setembro de 2021 e envolveu 11 mil inquiridos de todo o mundo, incluindo adultos que vivem com os seus filhos com idades entre os 7 e os 12 anos.

Leia Também: Menina de 7 anos integra lista dos 'youtubers' mais bem pagos do mundo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório