Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Testou positivo à Covid-19? Eis os dias em que é mais contagioso

Pessoas infetadas pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 que desenvolvem a Covid-19 podem transmitir o vírus dias antes do início dos sintomas ou do teste dar positivo.

Testou positivo à Covid-19? Eis os dias em que é mais contagioso
Notícias ao Minuto

07:46 - 05/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Dados recentes sugerem que a transmissão de Covid-19 ocorre mais frequentemente um a dois dias antes do início dos sintomas e durante os dois a três dias seguintes, escreve o The Sun. 

Segundo o jornal, dados dos  Centros de Controlo e Prevenção de Doenças mostram que após sete dias, o risco de transmissão é drasticamente reduzido. "Atualmente, as pessoas demoram menos a desenvolver os sintomas e também é preciso menos tempo para que alguém possa ser considerado infecioso e, para muitas pessoas, o tempo de recuperação também é menor, porque estão mais indivíduos vacinados", disse Allison Arwady, do Departamento de Saúde Pública de Chicago, segundo a NBC Chicago, citada pelo The Sun. 

Nesta quarta-feira, dia 5, a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que o período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira passa a partir de hoje a ser de sete dias. As normas atualizadas pela DGS também reduzem para sete dias o isolamento dos contactos de alto risco, mas alteram as definições destes contactos, que só entram em vigor na próxima segunda-feira.

A decisão da DGS surge numa altura em que os casos da variante Ómicron estão a aumentar em Portugal e no mundo. Detetada na África Austral e considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países. 

[Notícia atualizada às 08h22]

Leia Também: Ómicron vs. vacinas: Afinal, nova variante é ou não mais resistente?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório