Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Nove perguntas (e respostas) sobre o consumo de álcool

Esclareça aqui as suas dúvidas.

Nove perguntas (e respostas) sobre o consumo de álcool
Notícias ao Minuto

23:00 - 07/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Álcool

Considera que sabe tudo sobre o consumo de bebidas alcoólicas? Desengane-se. 

Com o objetivo de desmistificar o consumo do álcool e ajudar a manter a saúde psicológica nesta quadra, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) criou um documento com perguntas e respostas essenciais para estar bem informado sobre o consumo excessivo e o que fazer.

1- Quais são os efeitos do consumo de álcool?

Para a maioria das pessoas, o consumo do álcool é apenas para relaxar e procurar sensações agradáveis, de tranquilidade e bem-estar. No início, ajuda a sentirmo-nos menos inibidos e ansiosos, mas à medida que o corpo processa o álcool, podem começar sentimentos de ansiedade, agitação e depressão, afetando o equilíbrio e a coordenação e causando dores de cabeça, tonturas, náuseas e vómitos. O impacto do álcool varia em função de vários fatores como idade ou peso, mas pode ser sempre perigoso.

2- Quando é que o consumo de álcool se torna um problema?

No documento pode ler-se que "o consumo problemático de álcool corresponde a um padrão de consumo que produz consequências adversas recorrentes e significativas", como incumprimento de obrigações e responsabilidades, problemas legais ou interpessoais. A partir do momento em que uma pessoa não controla o consumo de álcool e não consegue parar de beber torna-se alguém com um problema de alcoolismo. "A dependência do álcool caracteriza-se pela tolerância ao álcool (é preciso beber cada vez mais para produzir os mesmos efeitos) e por sintomas de abstinência".

De acordo com a Direção-Geral de Saúde o consumo de álcool tem vários níveis, que começa no consumo de baixo risco, passa pelo consumo de risco e pelo consumo nocivo e termina na dependência.

"Segundo a Organização Mundial de Saúde, Portugal é um dos países do mundo com maior índice de consumo de álcool por pessoa: dos portugueses que bebem, 16,9% fazem-no de forma excessiva e 2,1% apresentam dependência do álcool. Os dados de um estudo realizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), durante o período inicial da pandemia, revelam que 21% dos portugueses e das portuguesas aumentou o seu consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia".

3- Quais são as causas dos problemas relacionados com o consumo de álcool?

As causas dos problemas relacionados com o consumo de álcool podem ser genéticas, fisiológicas, psicológicas e sociais, e cada pessoa é afetada de forma diferente.

4- Quais são as consequências do consumo problemático de álcool?

O consumo de risco, nocivo ou a dependência do álcool traduzem-se em riscos sérios para a Saúde Física e Psicológica, como aumento do risco de lesões, enfraquecimento do sistema imunitário, aumento dos problemas de Saúde Psicológica, deterioração e atrofia cerebral ou aumento de comportamentos de risco. "A Organização Mundial de Saúde estima que o consumo excessivo de álcool possa provocar cerca de 3,3 milhões de mortes em cada ano (ou 5,9% de todas as mortes no mundo)".

5- Quais são os principais mitos associados ao consumo de álcool?

O álcool ajuda a relaxar, a dormir melhor ou mesmo a esquecer os problemas são alguns dos mitos que a OPP quer desmistificar. Outros mitos são que quem aguenta bem a bebida não precisa de se preocupar ou que beber com moderação é seguro para qualquer um.

6- O que podemos fazer para reduzir o consumo de álcool?

Pode ser difícil, mas é preciso fazer pequenas mudanças, monitorizando o consumo de álcool, tendo dias 0% álcool ou partilhando a intenção de reduzir. Outras sugestões apontadas pela OPP passam por partilhar o cumprimento de objetivos, manter a motivação, adotar um estilo de vida saudável e/ou procurar ajuda.

7- Quando devemos procurar ajuda?

Quanto mais cedo se sair da negação e se procurar ajuda maior a probabilidade de recuperação. Na maioria dos casos é preciso ajuda. Se suspeita que alguém tem problemas relacionados com o álcool fique atento a sinais como a pessoa sentir-se culpada por beber, ter falta de interesse nas atividades ou ser desonesto na quantidade de álcool que diz que consome.

8- Como pode um psicólogo ajudar?                          

Os psicólogos com experiência nos problemas associados ao consumo de álcool podem ajudar a encontrar o tratamento mais adequado e a motivação para procurar ajuda e seguir esse tratamento, mas também podem ajudar a resolver os problemas de natureza psicológica ou identificar as circunstâncias que despoletam o comportamento de consumo de álcool.

9- Como podem familiares e amigos ajudar?

Se está preocupado com o consumo de álcool de alguém, pode ajudar se escolher um lugar seguro e confortável e um momento em que estejam ambos tranquilos. Esteja disponível para escutar sem criticar, julgar ou rotular a pessoa. É importante se for paciente e persistente, porque ajudar alguém a ultrapassar um problema associado ao consumo de álcool leva tempo. Pergunte como pode ajudar e utilize linguagem positiva.

Links e números úteis

Eu Sinto.me: www.eusinto.me

Alcoólicos Anónimos Portugal: www.aaportugal.org

Al-Anon Portugal: www.al-anon.pt/al-anon/

Serviço de aconselhamento psicológico do SNS24: 808 24 24 24

Linha Vida: 14 14

Leia Também: Esta bebida alcoólica reduz risco de disfunção erétil em um quinto. É fã?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório