Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Nova (super) vacina promete tratar doenças transmitidas por mosquitos

A vacina contém proteínas sintéticas que imitam determinadas proteínas na saliva dos mosquitos.

Nova (super) vacina promete tratar doenças transmitidas por mosquitos
Notícias ao Minuto

09:30 - 06/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vacinas

Foi desenvolvida uma nova vacina que pode ajudar a combater as doenças transmitidas pelos mosquitos, como o Zika, a malária e o dengue. Já foi testada em humanos e "os resultados são muito positivos", afirma Olga Pleguezuelas, investigadora de uma das empresas que está a trabalhar no desenvolvimento da vacina, citada pela New Scientist. 

A vacina, que conta com financiamento público dos governos do Reino Unido e dos Estados Unidos, contém proteínas sintéticas que imitam determinadas proteínas na saliva dos mosquitos e muda a forma como o nosso sistema imunitário responde às picadas. Quando nos pica, o mosquito segrega saliva que contém uma mistura de proteínas que não só impede a coagulação sanguínea, como altera a nossa resposta imunitária, tornando-nos mais suscetíveis a ficar doentes. 

Segundo a New Scientist, este método está também a ser usado para o combate à doença de Lyme ou à leishmaniose. Para já, tudo indica que pode reduzir as infeções pelo vírus Zika, mas o objetivo é travar a dengue, a febre amarela, a malária, a febre do Nilo Ocidental e o vírus chikungunya. No entanto, os cientistas acreditam que a vacina pode ser mais eficaz quando combinada com vacinas especificamente dirigidas a cada uma destas doenças, apesar de algumas ainda não terem uma imunização própria.

Os investigadores ainda não têm certezas sobre a eficácia deste método fora de laboratório. O próximo é avançar com novos testes em que os voluntários são deliberadamente infetados com picadas de mosquitos que transmitem as doenças.

Leia Também: Covid-19: Estas máscaras reduzem risco de infeção, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório