Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Escapadinha: Estas aldeias portuguesas são as melhores para turismo rural

A distinção foi anunciada durante a 24ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, em Madrid, Espanha.

Escapadinha: Estas aldeias portuguesas são as melhores para turismo rural
Notícias ao Minuto

23:00 - 03/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Turismo

Cumeada e Castelo Rodrigo são as duas aldeias portuguesas vencedoras do Prémio Best Tourism Village da Organização Mundial do Turismo. A distinção foi anunciada durante a 24ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), em Madrid, Espanha.

É a primeira vez que estes prémios são atribuídos, com o objetivo de distinguir os melhores destinos rurais a nível mundial. Com a atribuição destes prémios, a OMT pretende "contribuir para aumentar a visibilidade das aldeias e chamar a atenção para o potencial turístico destes territórios, por forma a atrair mais visitantes; promover as tradições e cultura das regiões, conferindo-lhes uma maior projeção e reconhecimento à escala internacional; incentivar o desenvolvimento das aldeias através de abordagens de sustentabilidade - económica, social e ambiental - que sejam transformadoras e em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas; e gerar redes entre as diversas aldeias a nível global", pode ler-se em comunicado. 

A validade do selo Best Tourism Village é de três anos, após os quais, a aldeia será novamente avaliada de acordo com os requisitos de sustentabilidade, para lhe ser renovado o selo.

Nesta primeira edição foram recebidas mais de 170 candidaturas, de 75 países. Portugal candidatou-se com três aldeias, o limite máximo de candidaturas por país.

Através do Upgrade Programme, a OMT beneficia também um conjunto de aldeias selecionadas entre aquelas que não preencheram a totalidade dos critérios. Estas aldeias vão receber apoio da OMT e dos seus parceiros para desenvolver aspetos identificados como a melhorar durante o processo de avaliação da candidatura.

Os candidatos serão também integrados na Rede Internacional da OMT, que vai integrar representantes das aldeias Best Tourism Village e das aldeias do Upgrade Programme, bem como especialistas e parceiros públicos e privados, envolvidos no desenvolvimento do turismo rural.

Leia Também: Abriu em Lisboa um hotel que junta livros, gastronomia, vinho e fado

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório