Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Descobrimos o truque de uma das receitas de sucesso da pizzaria Veramente

Uma delícia...

Descobrimos o truque de uma das receitas de sucesso da pizzaria Veramente
Notícias ao Minuto

14:00 - 25/11/21 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Receitas

Foi no restaurante Veramente - Pizza & Vino que a crostata alla marmellata ganhou fama, mas agora já pode recriar esta sobremesa em casa e fazer um brilharete nas festas que se avizinham. 

O autor da receita, o 'chef' Igor Penna, revelou todos os segredos (e mais alguns) desta delícia ao Lifestyle ao Minuto. Ponha mãos à obra e surpreenda tudo e todos. 

Ingredientes:
300 g de farinha 
150 g de açúcar
100 g de manteiga
1 ovo inteiro
1 clara de ovo
Casca de um limão
1 colher de sobremesa de fermento de padeiro
1 pitada de sal
1 frasco de compota a gosto

Modo de preparação: 
1- Numa taça grande, junte a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. De seguida, acrescente a manteiga cortada em pedaços pequenos (pode usar o ralador) e misture tudo com a ponta dos dedos até ficar com uma textura arenosa.
2- Abra uma covinha no centro do preparado e coloque o ovo inteiro, a clara e a casca de limão ralada. Amasse tudo até obter uma pasta macia, mas não pegajosa. Pode amassar com a ajuda da batedeira (espiral, velocidade 2).
3- Cubra a abertura da taça com película aderente e deixe a massa a levedar à temperatura ambiente por, pelo menos, uma hora e meia. Quando estiver levedada, coloque um pouco de farinha nas mãos e na base onde vai esticar a massa. Esse é o segredo para não colar. 
4- Faça bolinhas com a massa, gentilmente, para que não se parta e, só depois, começar a esticar e a alongar a massa com as mãos ou com o rolo, criando gradualmente o formato redondo. Para que a massa não cole no fundo, durante o processo, coloque farinha na base e vire a massa.
5- Reserve uma parte da massa para a decoração, com tirinhas cruzadas. Quando estiver com uma dimensão adequada, coloque a massa na forma de tarte previamente barrada com um pouco de azeite e polvilhada com farinha. 
6- Com a massa colocada na forma, estique-a mais um pouco com os dedos, do centro para o exterior. Depois, com uma faca, corte o excesso, tendo como referência o limite da forma.
7- Barre a base da crostata com a compota e parta para a decoração. A massa reservada deve voltar a ser alongada, seguindo o mesmo processo, e cortada em tirinhas com cerca de meio centímetro de largura com um cortador de massa. 
8- Coloque as tirinhas sobre o preparado, nas duas direções, cruzadas. 
9- Leve a crostata ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.

Leia Também: Só precisa de cinco minutos para fazer este puré de abacate

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório