Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mesa de Natal perfeita: Clássica ou arrojada, a inspiração de que precisa

A árvore de Natal divide o protagonismo das festividades natalícias com uma concorrente de peso. Falamos, pois, da mesa de Natal, uma das peças fundamentais para que o Natal possa ser perfeito. Se quer que a sua mesa de Natal deste ano também o seja - perfeita, no caso - partilhamos consigo os ingredientes decorativos que não podem faltar. Inspire-se.

Mesa de Natal perfeita: Clássica ou arrojada, a inspiração de que precisa
Notícias ao Minuto

09:31 - 09/12/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Estamos em pleno mês de dezembro e respira-se Natal. O espírito da quadra pulula em cada esquina, iluminado pelas tradicionais luzes natalícias que adornam as ruas e que nos aconchegam a alma, conduzindo-nos numa viagem até ao imaginário infantil. Lá em casa, por esta altura, a esmagadora maioria já terá montado a árvore de Natal e decorado a casa a preceito, e andará absorvido na azáfama típica dos últimos preparativos para a ceia da véspera de Natal e almoço do dia seguinte. Cheira a bolo-rei e demais iguarias da época e mal podemos esperar para nos sentarmos à mesa

E por falar em mesa... Há todo um ritual em torno das festividades que se estende no tempo - afinal, com as devidas particularidades com que cada um encara esta quadra, andamos muitas vezes mais de um mês a preparar tudo ao mais ínfimo pormenor para que nada falhe nos dias 24 e 25 de de dezembro - mas o auge do Natal é à mesa que se celebra. A família e os valores de amor pelo próximo e partilha veiculados pelo Natal dão o mote, os pratos típicos da época - do bacalhau ao peru - aconchegam o estômago, e a mesa de Natal é a grande anfitriã.

Posto isto, já tem tudo o que precisa para a decoração de uma mesa perfeita e à altura da ocasião? De propostas clássicas a outras mais sofisticadas, passando ainda por opções com a tónica depositada na diversão, a hôma - Happy Home Living deixa-lhe as melhores sugestões.

'Jogue pelo seguro' e aposte no clássico...

Os estímulos do Natal são muitos e apetece ceder a todos. Ora, neste particular a decoração não é exceção, a tal ponto que, não raras vezes, poderemos ficar confusos relativamente a que caminho seguir. Mas há decisões a tomar - e o tempo vai-se esgotando cada vez mais depressa - nomeadamente no que à mesa de Natal diz respeito. Se este ano, a sua escolha pender para soluções mais clássicas e tradicionais, uma coisa é certa: vermelho e verde são os tons que não podem faltar no 'menu' decorativo

No que concerne à toalha - a base essencial para que os restantes componentes em cima da mesa brilhem - pode apostar numa totalmente lisa ou monocromática com discretos motivos que sobressaem em função da textura. O vermelho, já sabe, será sempre uma escolha vencedora.

Notícias ao Minuto © hôma  

Mas, e sem fugir à tradição - aliás, pelo contrário, reforçando-a - toalhas axadrezadas 'casando' o vermelho e o verde, ou temáticas, pautadas por elementos típicos da quadra natalícia são também opções válidas que se coadunam na perfeição com um estilo mais clássico.

Notícias ao Minuto © hôma  

A toalha é uma das principais protagonistas da mesa de Natal, sem dúvida. No entanto, há outros adereços de cozinha alusivos à época que poderá querer utilizar nas festividades e cuja originalidade irá impressionar os convidados.

Notícias ao Minuto © hôma  

O convívio é o mais importante, mas, por certo, todo o ambiente recriado conferirá à confraternização um toque memorável.

...ou arrisque em soluções mais sofisticadas 

Talvez por estar um pouco saturado das escolhas mais conservadoras (e mais óbvias também), este ano já tinha decidido que iria arriscar e enveredar por um conceito mais disruptivo para a sua mesa de Natal? Pois bem, a palavra de ordem - ou, neste caso, o tom de ordem - deverá ser: dourado.

Também indelevelmente associado ao Natal, o dourado remete-nos para um universo mais sofisticado, convidando alguma pompa a também se sentar à mesa aquando da circunstância natalícia.

E mesmo que opte por uma celebração mais simples, um pouco de arrojo não será demais. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Atenção, o segredo poderá estar mais nos detalhes do que propriamente em 'abusar' do dourado. Não caia no exagero, mas opte por diferenciar a sua mesa através alguns utensílios que transmitirão a ideia de glamour que pretende. Talheres ou castiçais dourados cumprirão lindamente essa função. O prateado é outro tom - ligeiramente mais sóbrio, mas com efeito semelhante - que poderá querer considerar.

Notícias ao Minuto © hôma  

Há, de resto, um conjunto de outros elementos decorativos - e mesmo alguns com orientação mais funcional - que poderão ser a resposta que procura para imprimir aquele cunho mais luxuoso à sua mesa de Natal.

Notícias ao Minuto © hôma  

Outras propostas para 'fugir' à tradição

O sair da zona de conforto das propostas mais tradicionais para a mesa de Natal não tem necessariamente de passar por alguma sumptuosidade. Pode, antes, prender-se com uma simplicidade mais rústica, que encontra na madeira um aliado, remetendo-nos quase para um ambiente de acolhedora cabana perdida na floresta, com o som do estalar de lenha como música de fundo.

Notícias ao Minuto © hôma  

Caso esteja investido em encontrar soluções criativas aliadas a alguma diversão, rompendo assim com a norma, por que não convocar elementos de um outro domínio - designadamente o do circo - para a sua mesa de Natal deste ano? Fica a sugestão.

Notícias ao Minuto © hôma  

Seja para surpreender da melhor forma os muitos convidados que receberá em casa, seja para decorar uma mais discreta (e pouco concorrida) confraternização natalícia, a hôma - Happy Home Living tem as propostas ideais para a sua mesa de Natal, independentemente do estilo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório